São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital da vela ganha ouro na Olimpíada

LAURA MATTOS
DA ENVIADA ESPECIAL A ILHABELA

Ilhabela é conhecida como a capital brasileira da vela. Na Olimpíada deste ano, o Brasil ganhou três medalhas no iatismo: duas de ouro e uma de bronze.
Robert Scheidt, 23, é bicampeão mundial e foi ouro na classe Laser. Como não poderia deixar de ser, ele tem uma casa em Ilhabela, onde passa finais de semana e férias desde os dois anos de idade.
Nesta entrevista, Scheidt fala do turismo na ilha, do esporte no Brasil e da possibilidade de abandonar o iatismo e se tornar administrador de empresas. (LAURA MATTOS)
*
Folha - Ilhabela é realmente a capital da vela no Brasil?
Robert Scheidt - Com certeza. Eu treino na represa do Guarapiranga, mas a velejada na cidade de São Paulo deixa muito a desejar.
Folha - O que você acha do turismo na ilha?
Scheidt - As pessoas que têm casa na ilha já estão preocupadas com os prejuízos do turismo. Quando eu era pequeno, pescava siri no saco Grande (lado norte). Hoje o local está muito poluído.
O turismo deve ser bem planejado, para preservar a riqueza natural da região.
Na verdade, eu torço para que os borrachudos continuem por lá e para que o serviço da balsa não melhore nem um pouco. Só assim Ilhabela não será invadida.
Folha - Quais são seus planos, depois do ouro na Olimpíada?
Scheidt - O contrato com meus patrocinadores vence em novembro. Mas acho que neste ano vou fazer estágio e me formar em administração de empresas.
Folha - E os treinos?
Scheidt - Por mais sucesso que eu tenha conseguido com o iatismo, ainda é complicado praticar esse esporte no Brasil. Existe a possibilidade de eu me tornar um administrador de empresas.
Folha - Por que você começou a velejar?
Scheidt - Comecei a velejar em Ilhabela. Minha família sempre foi ligada à vela.

Texto Anterior: Ilhabela une montanha, vela e praia
Próximo Texto: Medalha gera mais assédio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.