São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
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Grupo francês compra a agência Norton

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior grupo francês de publicidade -Publicis- acaba de comprar o controle (60% do capital) da Norton, uma das mais antigas agências brasileiras de propaganda, que está completando 50 anos este ano. Entre os principais clientes das duas agências está a multinacional Nestlé, sétimo maior anunciante no país.
A compra, formalizada domingo, faz parte dos planos da Publicis de investir fortemente no mercado latino-americano, informou seu presidente, Maurice Levy, 54, que veio ao Brasil para selar o negócio.
Além dessa operação no Brasil, a Publicis anunciou sexta-feira a compra de 51% da agência mexicana Paulino Romero y Associados.
O grupo, que é uma empresa registrada na Bolsa de Valores francesa, não divulgou o valor dos investimentos.
No ano passado, seu faturamento foi de US$ 4,1 bilhões, o que a torna o sétimo maior grupo de comunicações do mundo.
Tradição
A Norton obteve um faturamento de cerca de US$ 100 milhões no ano passado, ocupando a 12ª posição do ranking brasileiro.
Segundo Geraldo Alonso Filho, 48, presidente da Norton, os resultados do primeiro semestre confirmam a previsão de um crescimento entre 15% e 20% em 96.
Criada em 1946 por Geraldo Alonso, um dos pioneiros da publicidade brasileira, a Norton é conhecida no mercado publicitário pela sua lista de clientes de mais de 15 anos, como Polenghi, Zeneca e Rayovac, além da Nestlé.
Segundo Alonso Filho, a Norton estava aberta a negociações há bastante tempo porque havia interesse em que a agência fizesse parte de um grupo com atuação internacional. Nos últimos anos, tem se intensificado a tendência dos grandes grupos anunciantes de operarem com a mesma agência em todos os países em que atuam.
Levy disse que espera que o negócio leve seus clientes no Brasil a passar a trabalhar com a Publicis Norton, o novo nome da Norton.
Entre os clientes mais antigos da Publicis, na Europa, está, desde 1963, a indústria automobilística Renault, em fase de instalação no Brasil e que escolheu em fevereiro a MPM Lintas como sua agência no país.
Concorrência
A Publicis começou a entrar agora no mercado latino-americano porque rompeu, em fevereiro último, um acordo feito há mais de seis anos com o grupo americano True North (que controla a agência FCB).
Até então, cada grupo não entrava nas regiões de atuação do outro. A Publicis continua com uma participação acionária de 20% na True North.

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