São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jofre Soares morre de leucemia em SP

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ator Jofre Soares morreu, às 4h de ontem, no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo.
Vítima de leucemia (tipo de câncer), o ator, de 77 anos, estava internado no hospital havia uma semana.
Segundo a sobrinha do ator, Maria Lúcia Pereira da Silva, 50, desde abril deste ano Jofre vinha se queixando de fraquezas no corpo.
"Pensávamos que era anemia. Os exames mostraram que, na verdade, ele tinha leucemia", disse Maria.
A família, de acordo com a sobrinha, decidiu não contar ao ator sobre a doença. "Ele morreu pensando que estava anêmico. Se contássemos a verdade, o quadro de saúde dele poderia piorar", conta ela.
"Vidas Secas"
Nascido em Palmeira dos Índios (Alagoas), Jofre Soares começou tarde a carreira de ator.
Oficial da Marinha durante 25 anos, decidiu ser artista aos 41, após assistir a uma apresentação de balé no Teatro Municipal de São Paulo.
Estreou no cinema em 1957, no filme "Vidas Secas", de Nelson Pereira dos Santos.
Desde então, não parou mais de atuar. Fez inúmeros filmes. Em "A Felicidade É...", filme dividido em quatro episódios, Jofre Soares e a atriz Vanda Lacerda interpretavam um casal de velhos, no episódio "O Bolo", dirigido por José Roberto Torero. Atuou também em diversas peças de teatro e telenovelas.
A última novela feita pelo ator foi "As Pupilas do Senhor Reitor", exibida em 1994 pelo SBT.
Curta
No início deste ano, Jofre foi premiado na categoria de melhor ator no 6º Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo, por sua atuação no curta-metragem baiano "Mr. Abrakadaba".
No curta, Jofre faz o papel de um velho mágico frustrado por não conseguir fazer seus truques funcionarem. Por causa disso, tenta o suicídio algumas vezes, mas não obtém êxito.
Segundo a sobrinha do ator, a Marinha se propôs a cuidar do velório e do enterro. O corpo de Jofre Soares será enterrado em São Paulo, em local ainda não definido pela família.
Até o fechamento desta edição, o horário do velório do ator ainda não estava marcado.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Mostra exibe melhores de Gramado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.