São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira as diferenças entre os currículos

LARISSA PURVINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem opta pelo setor de informática tem ainda que escolher entre um grande número de áreas de atuação e enfrentar forte concorrência no vestibular.
A lista inclui análise de sistemas, processamento de dados, ciências da computação, engenharia de computação, engenharia mecatrônica, sistemas de informação e matemática computacional.
A concorrência é grande: ciências da computação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru teve 44 candidatos/vaga no último exame. Processamento de dados da Fatec-SP (Faculdade de Tecnologia) chega a ter 60.
Diferenças
A diferença básica entre as carreiras de engenharia e ciências da computação, por exemplo, é que a primeira dá mais atenção à área de eletrônica e à construção de computadores.
Além disso, os estudantes têm de cursar disciplinas obrigatórias da área de engenharia, como resistência de materiais, por exemplo.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece as duas opções. O curso de engenharia é dado em período integral e o de ciências da computação, à noite.
Segundo o diretor do Instituto de Computação, Tomasz Kowaltowsky, 54, os currículos são semelhantes. "À noite, a parte de hardware é resumida, e há mais ênfase em sistemas de informação e banco de dados."
Segundo Kowaltowsky, os formados dos dois cursos ocupam o mesmo mercado: empresas especializadas em computação e empresas que não têm a informática como fim, mas usam redes de computador e bancos de dados.
Mecânica
O curso de mecatrônica da USP tenta combinar a formação dada pelas engenharias elétrica e mecânica e as ciências da computação.
"A diferença do nosso aluno em relação ao bacharel em ciências da computação é que o bacharel não tem a parte mecânica", diz Paulo Eigi Miyagi, 37, coordenador do curso de pós-graduação.
O curso de processamento de dados da Fatec (Faculdade de Tecnologia) investe na profissionalização -70% das disciplinas são profissionalizantes.
Segundo o chefe do Departamento de Processamento de Dados da Fatec-SP, Hamilton Martins Viana, 50, a idéia do curso é formar profissionais para trabalhar na área de análise de sistemas.
O curso de análise de sistemas da Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) tenta aliar formação genérica e especializada.
O profissional atua interligando sistemas de computador, desenvolve aplicativos para o usuário final e na área de manutenção de software.

Texto Anterior: Modem para Mac; Dismac lança micros; Economia em CD-ROM; Desenhos técnicos; Escritório inteligente
Próximo Texto: Escolas oferecem novas opções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.