São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'CorelCAD' permite criação de imagens realistas em 3D

AGMMA JUCI MACHADO TRAINA
CAETANO TRAINA JR.

AGMMA JUCI MACHADO TRAINA; CAETANO TRAINA JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Programa traz recursos muito adequados para trabalho com sólidos

Um tipo de software muito utilizado por profissionais em diferentes áreas são as ferramentas para auxílio às atividades de projeto. São genericamente chamadas de ferramentas para CAD, sigla em inglês para projeto auxiliado por computador.
Podem ser subdivididas em ferramentas para auxílio a desenho (draft) e ferramentas para auxílio a projetos (design).
A diferença é pequena, uma vez que um projeto normalmente requer muitos desenhos (diagramas, layouts etc.), mas o suporte a projetos requer ferramentas específicas, que possam "compreender" pelo menos parte do significado e dos padrões gráficos adotados para o projeto em execução.
São exemplos de ferramentas para auxílio a projeto aquelas para projeto de placas de circuitos impressos e para análise estrutural em engenharia mecânica e civil.
O "CorelCAD", programa que a Corel apresenta nos EUA, está no primeiro subgrupo -ou seja, trata-se de uma ferramenta para desenho. E que ferramenta!
Desenho 3D
Pode ser muito bem utilizado para desenho em duas dimensões (2D) e, diferentemente de muitas ferramentas de sua categoria, é altamente adequado e otimizado para o desenho tridimensional (3D).
Não está restrito só ao desenho numa folha de papel, mas permite a representação de objetos no espaço, com altura, largura e profundidade. É possível desenhar um objeto e vê-lo representado espacialmente, de qualquer ângulo.
Também é possível acrescentar texturas às superfícies dos objetos criados, para que se apresentem como "objetos reais".
Uma vez definidos os objetos, pode-se para eliminar arestas ocultas e visualizar superfícies, definindo fontes de iluminação, sombreamento etc.
Os desenhos são feitos a partir de componentes espaciais -paralelepípedos, esferas, cones etc. O programa também gera projeções dos objetos em 2D.
O pacote "CorelCAD" é composto por vários programas -ou ferramentas- que, integrados, proporcionam um excelente ambiente para o trabalho gráfico.
A ferramenta principal é denominada também CorelCAD. É a partir dela que os objetos são construídos ou modificados, com auxílio de uma extensa biblioteca de símbolos, objetos, modelos, plantas e imagens. É também dela a tendência fortemente tridimensional de todo o pacote.
Até textos são tratados de maneira espacial: é possível escrever segundo qualquer direção espacial ou seguindo alguma curva definida espacialmente. Assim, quando a figura é movida, as letras seguem o movimento, na mesma perspectiva dos demais elementos.
As letras em si podem ter "corpo", não são apenas bidimensionais, mas podem sofrer um processo de "tridimensionalização", segundo alguma das diversas opções existentes.
Mago da computação
A ferramenta CorelDream 3D permite criar, manipular e transformar cenas com aparência real -dá ao usuário os poderes de um mago da computação gráfica.
A ferramenta possui bibliotecas de objetos prontos que podem ser integrados à produção.
Um dos grandes desafios dos programas de tratamento 3D de imagens é possibilitar que o usuário consiga sentir-se num ambiente tridimensional.
Os dispositivos (tela do monitor, mouse, mesa digitalizadora) que o computador oferece são intrinsecamente 2D. A construção da interface do sistema com o usuário passa a ser então um ponto crítico.
O CorelDream 3D consegue a proeza de fazer com que o projetista fique à vontade dentro de seu ambiente, utilizando diversos recursos de apresentação, como eixos auxiliares, planos e deslocamentos de linhas auxiliares.
Assim, a interface para utilização do sistema é bastante intuitiva e natural, com recursos para a construção de cenas complexas.
Os objetos podem ser organizados hierarquicamente, de maneira que uma cena seja composta por diversos objetos e cada um deles composto por outros. Uma operação de movimento ou escala pode ser assim aplicada a toda a cena ou a qualquer objeto, afetando apenas os objetos que lhe são subordinados.
Cenas e objetos podem ser trabalhados com o processo denominado "rendering" -etapa de acabamento de uma imagem pelo computador em que são adicionadas cores, sombras, texturas etc. Com o "rendering", o objeto ganha aparência realista.

Texto Anterior: IBM, Fujitsu e HP são as maiores do setor
Próximo Texto: Conheça a avaliação do programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.