São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paz vai marginalizar radicais, diz jornalista

David Horovitz participa de debate

DA REDAÇÃO

O processo de paz no Oriente Médio vai acabar marginalizando os radicais judeus e palestinos, segundo o jornalista israelense David Horovitz.
Horovitz, secretário de Redação da revista "The Jerusalem Report", participou anteontem à noite de um debate na Folha sobre o futuro da paz no Oriente Médio.
O jornalista veio ao país lançar o livro "Yitzhak Rabin, o Soldado da Paz", do qual é co-autor.
"Netanyahu terá de enfrentar uma contradição. Por um lado, há a sua desconfiança. Por outro, a necessidade da paz para a economia", disse o jornalista, sobre a posição do premiê israelense.
"Ele vai ter de engolir a história", afirmou o historiador Jaime Pinsky, que participou do debate.
O apresentador do programa de rádio "Mosaico", Fiszel Czeresnia, disse que não há paz sem devolver território. "Netanyahu fez um discurso para ganhar eleição."
Para o jornalista, Binyamin Netanyahu, que prometia paz e segurança, venceu o pleito principalmente por causa dos atentados do início do ano. "Para alguns, é difícil diferenciar Arafat do Hamas."
Hassan El-Emleh, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, adicionou às causas da vitória o ataque comandado pelo então premiê Shimon Peres no Líbano, que teria desmotivado árabes a votar.
Segundo o jornalista José Arbex, o mais preocupante das eleições foi o crescimento dos partidos religiosos. "Os israelenses ainda não decidiram o que é ser judeu: ter um Estado laico ou seguir a Bíblia?"
Horovitz disse esperar que a divisão em Israel acabe e que os radicais se marginalizem. Sobre a possibilidade, citou a aprovação do processo de paz após os acordos.

Texto Anterior: Kremlin nega cirurgia cardíaca
Próximo Texto: TVs poderão dar tempo diferenciado, diz comissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.