São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votação eletrônica ocorre em 57 cidades

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A votação nas urnas eletrônicas irá acontecer em 57 municípios no país. No Estado de São Paulo, 13 cidades irão usar o equipamento.
O procedimento é simples, como operar um telefone ou um caixa eletrônico de banco (veja quadro ao lado). É preciso atenção ao digitar os número e ao confirmá-los. A operação leva cerca de 30 segundos.
O eleitor que optar pelo voto nulo deve ter cuidado redobrado. Para anular o voto, é preciso digitar números que não pertençam a nenhum candidato, como 00000, por exemplo.
Para que os deficientes visuais se orientem, o painel da máquina onde ficam os números tem uma membrana com inscrições em braile.
Segundo informações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), os equipamentos são seguros. As informações do voto são gravadas em disquete e no disco rígido da máquina, além da impressas em papel que é depositado na urna.
Para evitar problemas com falta de energia elétrica no dia da eleição, a urna eletrônica é ligada a uma bateria com autonomia de 1h30 e tem uma tomada que permite o uso de bateria de carro.
As seções das 57 cidades receberão, também, cédulas eleitorais em papel no total de 10% dos eleitores.

Texto Anterior: Partidos pedem mais explicações
Próximo Texto: Saiba como usar a urna eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.