São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte foi em 2 minutos

DA SUCURSAL DO RIO

O laudo cadavérico da atriz Daniella Perez indica que ela teve entre 16 e 20 ferimentos. A maioria deles estava concentrada na região mamária esquerda -sobre o coração-, e o restante, no pescoço.
Os ferimentos causaram uma grande hemorragia interna. O pulmão esquerdo foi perfurado e recebeu muito sangue.
O coração apresentava oito perfurações, e o pescoço, quatro -uma delas atingindo tecidos profundos e causando infiltração de sangue na traquéia.
Além desses ferimentos, o corpo mostra também escoriações no ombro, que poderiam indicar, de acordo com o médico legista Nelson Massini, que ela tenha sido arrastada.
Em nenhuma das versões Pádua diz ter arrastado Daniella.
No olho esquerdo, o laudo descreve uma "equimose amarelo-violácea com tumefação local". Segundo Massini, a cor descrita no laudo indica que essa equimose não aconteceu no dia do crime.
Segundo a literatura de medicina legal, essa coloração surge de quatro a seis dias depois do aparecimento da equimose. "Com o passar dos dias, o roxo inicial vai amarelando", diz.
Já a tumefação -inchaço- indica que o ferimento é recente. "Daniella deve ter levado um soco pouco antes da morte, sobre uma equimose já existente", disse.
Na época do crime, Pádua disse, em entrevistas, que Daniella dissera ter sido agredida por seu marido, Raul Gazolla.
Pela análise dos ferimentos descritos no laudo, Massini afirmou que Daniella deve ter levado cerca de dois minutos para morrer. "O coração ainda continua batendo por um tempo depois de perfurado."
O laudo permitiu também que Massini estabelecesse uma espécie de dinâmica do crime.
Para o perito, o coração foi atingido primeiro. "Como a morte não é imediata, mesmo inconsciente ela fez um esforço para respirar", disse.
Nessas condições, com o pulmão infiltrado de sangue, o barulho da respiração é alto. "Há casos parecidos na literatura de medicina legal. O assassino se assusta com o barulho e parte para atingir a traquéia, tentando bloquear a respiração."

Texto Anterior: O laudo de Daniella Perez
Próximo Texto: Dúvida sobre arma usada no crime permanece
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.