São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
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Corinthians atrai a menor torcida

MARCELO DAMATO; VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians, considerado o clube de torcida mais fiel do Estado de São Paulo, é o time que está atraindo menor público aos estádios neste início de Campeonato Brasileiro-96.
Nos quatro jogos do clube mais popular do Estado e o segundo com maior torcida no país, segundo levantamento nacional feito pelo Datafolha em 1993, foram vendidos ao todo 10.749 ingressos.
A média é de 2.687, menos de 15% da alcançada pelo Botafogo-RJ (21.271), líder em público.
Desses 10.749 torcedores, 6.057 estiveram no Mineirão, em Belo Horizonte, para ver Atlético-MG 1x0 Corinthians, na estréia do time paulista.
Nos três jogos em que foi mandante, o Corinthians atraiu só 4.962 torcedores, uma média de 1.654 por jogo -menor do que o pior time em público do Campeonato Brasileiro-95, o União São João, de Araras (2.483).
Foi justamente em Araras que se registrou o pior público deste Brasileiro. Só 949 pessoas viram o Corinthians perder para a Portuguesa por 2 a 0, no domingo passado, à noite.
A média do clube paulista neste ano é cerca de 70% menor do que a verificada no início do Brasileiro-95: 9.630 pagantes por partida.
Após três rodadas daquela competição, o Corinthians era o sexto em público, à frente do Flamengo.
Resultados
O público dos jogos do Corinthians reflete os resultados do time, que, em quatro jogos, tem uma vitória e duas derrotas.
Após a derrota para o Atlético-MG, na estréia, o comparecimento para o jogo contra o Criciúma caiu quase 50%.
Com um empate sem gols, em casa, o público para a terceira partida, em Araras (SP), caiu 67%.
E com a nova derrota, só 1.690 pessoas foram ver o Corinthians vencer o Guarani por 1 a 0, em São Paulo.
Nesse total, estão incluídas as torcidas uniformizadas, que antes desse jogo fizeram uma aliança com a diretoria corintiana.
Neste ano, o clube fez uma política ativa de contratações, que não deu resultado. Foram trazidos, por exemplo, dez atacantes e sete laterais-direitos. Mas o clube negociou Marques e Zé Elias, ídolos da torcida, e não manteve Edmundo.
A Folha tentou sem sucesso entrevistar o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, e o vice de Futebol, José Mansur Farhat. Dualib estava no clube, mas nem atendeu a Folha nem ligou de volta.
Melhoria
A contrapartida do Corinthians é o São Paulo. A boa campanha da equipe de Carlos Alberto Parreira fez a média de público pular de 6.349, nas três primeiras rodadas do Brasileiro-95, para 8.241.
Por Estado, os clubes do Rio são os que tiveram mais aumento de público. (leia texto nesta página).
Pesquisa
Segundo a última pesquisa do Datafolha sobre torcidas, existiam cerca de 9 milhões de corintianos no país três anos atrás.
A pesquisa, feita em 122 municípios brasileiros, apontou que o Corinthians era o time preferido de 10% dos brasileiros com mais de 16 anos. A única torcida maior que essa era a do Flamengo, com 14%. São Paulo, com 7%, e Palmeiras, com 5%, ocupavam as posições seguintes.
(MD e VSt)

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