São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos vence Fluminense, mas deve perder 5 pontos

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos venceu o Fluminense por 1 a 0, ontem à noite no estádio do Ibirapuera, em São Paulo, mas deve ser punido com a perda de cinco pontos por ter usado o atacante Usuriaga, que não tinha condição de jogo.
A informação foi dada, ontem no Rio, por Gilberto Coelho, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Futebol. Coelho disse que o contrato de Usuriaga não está registrado na CBF.
O artigo 301 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol diz que nesses casos a CBF deve determinar a perda dos pontos e manter o placar do jogo. Assim, o Santos, que tinha um ponto antes do jogo, ficará com um ponto negativo, fato inédito em campeonatos brasileiros.
O Santos usou o colombiano com base em uma ficha emitida pela Federação Paulista. Eduardo Farah, presidente da FPF, reconheceu a existência da ficha, mas disse que ela havia sido invalidada pela CBF. O vice-presidente do Santos, Clodoaldo Santana, disse que não recebeu essa informação.
Usuriaga não tinha condição de jogo porque o Independiente (ARG) não havia autorizado o empréstimo. Quem cedeu o jogador ao Santos foi o Barcelona, do Equador, que já o tinha sob empréstimo.
Na partida, o Santos superou a desvantagem de um jogador -Carlinhos foi expulso aos 40min do primeiro tempo. O gol, de Anderson, saiu em cobrança de falta.

Santos
1
Edinho; Anderson, Sandro, Narciso e Marcos Adriano; Marcos Assunção, Carlinhos, Piá (Baiano) e Robert (Helder); Capixaba (Juari) e Usuriaga.
Técnico: José Teixeira

Fluminense
0
Wellerson; Paulo Roberto, Lima, Ricardo Rocha e Alexandre Seixas (Alexandre); Charles, Cadu, Uidemar e Assis; Tupãzinho (Barata) e Valdeir.
Técnico: Jorge Vieira

Local: estádio do Ibirapuera, em São Paulo; Juiz: Fabiano Gonçalves; Cartões amarelos: Anderson, Helder, Usuriaga, Piá (S), Lima, Cadu, Tupãzinho e Alexandre Seixas (F); Cartão vermelho: Carlinhos (S); Gol: Anderson, aos 38min do segundo tempo

Texto Anterior: F-1 discute o futuro da categoria em Spa
Próximo Texto: Muller marca e dá empate ao São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.