São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres inaugura réplica do Globe Theatre

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O Globe Theatre, no qual o dramaturgo inglês William Shakespeare encenou boa parte de suas peças, reabriu anteontem à noite após 354 anos.
Na realidade, foi a sessão "pré-inaugural" da réplica do Globe, que consumiu 25 anos e US$ 45 milhões para ser completada -a cem metros do sítio do teatro original, às margens do rio Tâmisa.
"The Two Gentlemen of Verona", adaptação de Mark Rylance, foi apresentada para um público de 1.500 espectadores. A estréia oficial do teatro, com as obras encerradas, será daqui a dez meses.
O novo Globe é uma criação de Sam Wanamaker, diretor e ator norte-americano que veio para Londres na década de 50. Nos anos 70, começou a tornar realidade seu sonho de recriar o teatro de Shakespeare (1564?-1616).
Anteontem, o diretor Mark Rylance pedia à platéia para agir como nos tempos de Shakespeare -porém, sem tomates podres contra atores ruins.
A adaptação de "The Two Gentlemen of Verona", numa Itália moderna e com personagens de óculos escuros e minissaias, não foi uma unanimidade de crítica.
Para sorte da organização, a chuva prevista pela meteorologia não veio -o que completaria um quadro negativo, iniciado quando o ator George Innes quebrou a perna na véspera do espetáculo.
E os 500 espectadores que ficaram de pé não reclamaram -ao contrário, aplaudiram a peça.

Texto Anterior: Arraes faz "mix" de peças de Molière
Próximo Texto: Cozinha "fusion" une oriente a ocidente ;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.