São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo de Israel atrasa reunião entre Peres e Arafat

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma decisão de Israel atrasou um encontro entre o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, e o ex-premiê israelense Shimon Peres, o que irritou o líder palestino.
Israel retardou por três horas a permissão para o helicóptero de Arafat sobrevoar o território israelense, entre a faixa de Gaza e Ramallah, cidade da Cisjordânia. As duas áreas são administradas pelos palestinos e separadas por Israel.
O governo disse que o atraso se deveu a razões técnicas. Em represália, Arafat cancelou um encontro entre palestinos e israelenses e decidiu encontrar Peres em Gaza. Arafat disse que o atraso feriu o acordo de paz.
Represa
A Síria e a Jordânia anunciaram ontem que vão construir uma represa no rio Iarmuk, na fronteira. A idéia havia surgido em 1987, mas foi abandonada quando Israel ameaçou bombardear as obras.
O Iarmuk é um dos afluentes do rio Jordão, que por sua vez alimenta o mar Morto. Israel teme que, com a represa, os dois países possam controlar o fluxo de água na região, o que é uma das principais discussões do Oriente Médio.
A Jordânia já firmou a paz com Israel, mas a Síria, não. Ontem, o governo sírio disse que não vai negociar com Israel sem a garantia da devolução das colinas do Golã.

Texto Anterior: Clinton assina hoje lei que passa a considerar o tabaco uma droga
Próximo Texto: Mídia chinesa ignora aniversário de Deng
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.