São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carybé faz vinhetas para TVE baiana

Artista plástico recebeu R$ 25 mil

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Na próxima segunda-feira a TVE da Bahia coloca no ar 15 novas vinhetas desenhadas pelo artista plástico Hector Júlio Parude Bernabó, o Carybé, 85.
Carybé disse que demorou cerca de 45 dias para desenhar as vinhetas. "Foi o trabalho mais difícil que já realizei", disse o artista, que recebeu R$ 25 mil pelo trabalho.
Uma produtora que trabalha com animação colocou movimento nos desenhos de Carybé.
"As atuais vinhetas da televisão brasileira são muito convencionais. Nós resolvemos fazer justamente o diferencial", disse o diretor-executivo do Irdeb (Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia), Paolo Marconi.
Segundo Marconi, "a TVE é voltada para a cultura e nada melhor do que um artista consagrado internacionalmente para caracterizar sua programação."
Todas as vinhetas desenhadas por Carybé foram pintadas em aquarela. As vinhetas contêm imagens consagradas pelo traço do artista, como vaqueiros, mulheres na praia e pessoas em bares.
Naturalizado brasileiro, Carybé nasceu na Argentina e desde 1950 mora em Salvador. Seus trabalhos ilustraram livros de Jorge Amado, Mário de Andrade e Gabriel García Márquez. Seus quadros também integram o acervo do aeroporto John Kennedy (Nova York) e do Memorial da América Latina.
Os desenhos de Carybé para a televisão serão utilizados em programas culturais, econômicos, políticos e esportivos.
A TVE da Bahia atinge 150 dos 415 municípios do Estado. Segundo Marconi, dentro de um ano a programação da emissora poderá ser assistida em 300 municípios.

Texto Anterior: Ford sustenta invasões
Próximo Texto: Leitor e escritor suspeitam das palavras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.