São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
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Sex Pistols voltam pop

MARCEL PLASSE
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Os Sex Pistols inventaram o punk nostalgia. Doze mil pessoas esgotaram a lotação do Universal Amphitheatre, em Los Angeles, para lembrar os velhos tempos. Pouco importa se muitos nem tinham nascido nos velhos tempos.
A passagem da "Filthy Lucre Tour" pela cidade foi um evento. Punks antigos, como Paul Raven, ex-Killing Joke, e a "new school", representada por Art Alexakis, do Everclear (os punks da capa da "Spin" de setembro), fizeram questão de reverenciar os "mestres".
A localização do anfiteatro, dentro dos estúdios da Universal, ajudava a formar o clima de festa "hollywoodiana". As explosões do pavilhão de "Waterworld", ao lado do anfiteatro, pareciam até sincronizadas com a entrada da banda no palco.
A noite começou com o show do Gravity Kills, que tem sido promovido como o "novo" Nine Inch Nails e, de fato, soa como o "velho" Nine Inch Nails.
Mas foi só a segunda banda, Goldfinger, que despertou o público. Na verdade, chegou a roubar o show dos veteranos, com um punk pop de cantar junto. A banda pulou, suou até a alma e saiu com a casa ganha.
Quando os Pistols entraram, o contraste era marcante. Nada de movimentos animados ou vestígios de energia punk.
A atração não estava no palco, mas na cabeça de cada pessoa no público. Durante pouco mais de uma hora, todos se viram em 1977 de novo.
"No few-cher, no few-cher", cantavam com John Lydon, que fingia ser Johnny Rotten, com o cabelo colorido feito um cocar indígena. E "sem futuro" passou a significar exatamente nostalgia.
Só para manter a tradição, a banda foi recebida com uma chuva de cerveja. Mas a tradição acabou logo nos primeiros acordes.
Após uma tentativa frustrada de invasão de palco, John observou as regras do evento: "Só eu posso ficar aqui. Vocês ficam aí embaixo, pagando para me ver". E nada de voltar a chover cerveja.
Se 1977 fosse realmente assim, os Pistols não teriam acabado pela primeira vez. A vingança da turnê de retorno, confessou o baixista Glen Matlock, mais tarde, é mostrar como a banda e as músicas eram boas. "Punks eram as aparelhagens que nos davam para tocar e o público bêbado."
Sex Pistols, versão 1996, é um grupo pop.

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