São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
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Maioria das diplomadas é exportadora

CÉLIA GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não existem dados precisos sobre a porcentagem das empresas exportadoras que possuem o certificado ISO.
As estatísticas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) não registram o peso do ISO nas exportações, mas os especialistas da área são unânimes em afirmar que grande parte das empresas certificadas são exportadoras.
Cálculos de uma empresa de consultoria indicam que, das 1292 companhias certificadas, pelo menos 600 venderiam ao exterior.
Só no ano passado, porém, algumas montadoras (grandes exportadoras) obtiveram seu certificado. Com isso, apenas neste ano as empresas de autopeças estão, de fato, investindo na certificação.
Como ocorreu em outros setores da economia, ao conseguir seu diploma, as montadoras passaram a exigir o ISO dos seus fornecedores.
Em geral, empresas de um mesmo setor da economia buscam o certificado ISO aproximadamente na mesma época, como resultado da exigência dos grandes clientes. No caso brasileiro, os setores que estariam mais atrasados na busca do ISO 9000 são as indústrias têxtil e de alimentos. Espera-se que aumente nos próximos meses o número de companhias dessas áreas que se interessam pelo ISO e, em seguida, serão os fornecedores desses setores que iniciaram o mesmo processo.
Posto de gasolina
O peso do ISO nas exportações tende a diminuir, de qualquer forma. Recentemente, tem aumentado o número de pequenas e médias empresas -que têm menos acesso ao mercado internacional- interessadas em obter seu certificado.
Além disso, até o início do ano passado, a grande maioria das empresas certificadas pertenciam ao setor industrial.
Hoje, esse quadro está se modificando, com maior interesse de companhias de outras áreas da economia na corrida pelo ISO. Começa a se multiplicar o número de empresas do setor de serviços que entram no rol das certificadas.
Nos últimos meses, receberam seu certificado, por exemplo, um posto de gasolina instalado no Rio, uma construtora da Bahia, bancos e seguradoras.
Essa tendência deverá crescer ainda mais nos próximos meses com companhias do setor de serviços usando o certificado como parte do seu marketing.
Muitas das empresas que obtiveram o ISO fizeram campanhas publicitárias para divulgar o certificado. Outras passaram a apresentar um selo com essa informação nos seus produtos.

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