São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Origem humana é dolorosa'

LUIZ TENÓRIO LIMA
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Do ponto de vista psicanalítico, é importante que o sofrimento apareça para que ele possa ser apropriado pelo indivíduo. No trabalho psicanalítico, o central seria exatamente a transformação da dor no sentido moral, da dor psíquica, em sofrimento com significado. Não se trata obviamente de propiciar o sofrimento, mas de reconhecê-lo como inevitável.
Então a questão é saber como ele pode ser apropriado pelo indivíduo e transformado em expansão e desenvolvimento pessoal. Nietzsche dizia na 'Gaia Ciência' que o sofrimento não nos torna mais perfeitos, mas nos torna mais profundos. Quer dizer, faz com que nós mergulhemos na experiência fundamental da vida e isso é central em relação à psicanálise (...).
Há uma idéia psicanalítica bastante simples de que a humanidade é consequência de um desgarramento. Toda a humanidade teria nesse sentido uma origem dolorosa, penosa, que é o desgarramento, o desnaturamento, o deslocar-se da natureza na direção de uma humanidade cuja fonte primordial é a dor e não o prazer (...).
O mesmo processo que dá origem à humanidade é também fonte de neuroses, psicoses, de formas implacáveis de sofrimento."

Texto Anterior: 'O sofrimento é diferente'
Próximo Texto: TECNOLOGIA; A PALAVRA; PRÓSTATA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.