São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Rubens Paiva - Engenheiro e deputado federal, Rubens Paiva foi capturado no Rio de Janeiro, em 1971, por uma unidade do Doi-Codi e considerado desaparecido. Seu atestado de óbito só foi emitido neste ano.

Revolta dos sargentos - Em 12 de setembro de 1963, 500 sargentos da Aeronáutica e da Marinha se sublevaram em Brasília em protesto contra uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que vetou a diplomação de sargentos eleitos em 1962 (a Constituição proibia a eleição de militares). Os rebeldes ocuparam os Ministérios da Marinha e da Aeronáutica, a Base Aérea e o aeroporto. A repressão do protesto pelo Ministério da Guerra provocou duas mortes e dezenas de feridos entre os rebeldes.

Revolta dos marinheiros - Em 25 de março de 1964, no Rio, um grupo de marinheiros e fuzileiros navais, liderados pelo marinheiro José Anselmo dos Santos, compareceu a uma reunião no Sindicato dos Metalúrgicos a fim de exigir a revogação de uma ordem de prisão contra os diretores da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais, organização de caráter sindical que reivindicava melhores salários, o direito de se casar e de usar trajes civis quando fora de serviço. O ministro da Marinha, Sílvio Mota, considerou o ato subversivo e mandou um contingente de cem fuzileiros para prender os insubordinados, mas a maior parte dos fuzileiros aderiu à rebelião. Dois dias depois os revoltosos foram presos e, em seguida, libertados após o presidente João Goulart assinar um decreto que os anistiava.

Operação "Brother Sam" - Uma esquadra norte-americana comandada pelo porta-aviões Forrestal, com o apoio de destróieres e petroleiros, e posicionada no Caribe prestaria apoio ao movimento militar em caso de uma guerra civil após a destituição de João Goulart. A operação teria sido coordenada pelo embaixador dos EUA no Brasil entre 1963 e 1967, Lincoln Gordon.

AI-5 - Editado em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional nº 5 permitiu o fechamento do Congresso e a cassação dos mandatos de 105 parlamentares, 1.078 deputados estaduais, 36 vereadores e 30 prefeitos. Para efetuar a repressão política, a medida permitia a suspensão da garantia de habeas-corpus em casos de crimes contra a segurança nacional.

Oban - Sigla de Operação Bandeirantes, organização paramilitar criada em 1969 pelo general Canavarro Pereira, comandante do 2º Exército, com o objetivo de suprimir as atividades de guerrilha urbana promovidas por grupos de extrema esquerda a partir de 1968.

Doi-Codi - Sigla de Destacamento de Operações e Informações do Comando Operacional de Defesa Interna. O Doi-Codi incorporou ao organograma legal as atividades da Oban em setembro de 1970. Em 1972, a repressão militar considerava liquidadas todas as atividades de guerrilha urbana.

Guerrilha do Araguaia - Foco de atividades de guerrilha do PC do B na região do rio Araguaia, na divisa do Pará com o atual Tocantins. Descoberto pelo Exército em 1972, o foco guerrilheiro foi eliminado após dois anos de combate.

Lei da Anistia - A Lei da Anistia foi aprovada pelo Congresso em agosto de 1978. Antes dela, Geisel, que assumira em 1974, já revogara, em 1978, grande parte dos atos de banimento. Todos os presos ou exilados por crimes políticos desde setembro de 1961 puderam se valer da lei. Além de anistiar os "crimes políticos", a lei incluía o perdão aos "crimes conexos", definição considerada pela esquerda um artifício para impedir a punição de sequestradores.

Texto Anterior: A verdade disputada
Próximo Texto: Saiba quem são os debatedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.