São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996 |
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Topa-tudo de luxo
EDUARDO VIOTTI Jipes dominam mercado norte-americano e estão na moda no BrasilOs "sport utilities", ou utilitários de luxo, são a tendência mais forte para o futuro no mercado automobilístico norte-americano. Ao contrário do que se imagina, os modelos que mais vendem naquele país não são os carros de passeio, são as picapes -que eles chamam de "trucks" (caminhões). No Brasil, os únicos carros que são fabricados seguindo o padrão e o design norte-americanos também são os "trucks", caso da Ford F 1.000 e da Chevrolet S-10 (com sua versão perua, a Blazer). Os carros de passeio (todos os modelos Ford, General Motors, Fiat e Volkswagen) são derivados de concepções européias. Esse caráter norte-americano é, ao mesmo tempo, uma vantagem e uma desvantagem para alguns dos "sport utilities" à venda no país. Se por um lado garante o retorno do valor investido no veículo, por outro faz com que alguns desses modelos cheguem ao Brasil com decoração "texana": excesso de frisos, rodas, espelho e molduras em reluzentes cromados e faixas laterais prateadas, além do câmbio automático, que deixa as mãos livres para falar no telefone ou tomar Coca-Cola. O aspecto emocional é importante ao optar por um "sport utility". Os jipões de luxo proporcionam sensação de segurança -o motorista fica acima dos cidadãos comuns- e transmitem a idéia de que, para eles e suas trações nas quatro rodas, não há caminhos intransponíveis. Mas há também fundamentos bem racionais: preparados para enfrentar situações fora-de-estrada, eles trazem suspensões bem mais adaptadas à dura vida que levam nas terceiro-mundistas estradas e ruas do Brasil. Além disso, oferecem todo o conforto de um carro de alto luxo (alguns, como o Range Rover inglês, exageram, com interior forrado em couro especial Connoly e painéis revestidos com raiz de nogueira européia) e alta tecnologia. Nas versões de maior luxo, são equipados com bancos de couro, freios ABS (não travam em freadas críticas), "cruise control" (piloto automático) e "airbag" (almofadas que se inflam diante dos ocupantes da frente durante acidentes). Com grande capacidade de carga (cinco passageiros e muito mais bagagem do que um carro convencional), são ótimos para famílias viageiras. A esportividade fica por conta de incursões fora da estrada, já que as marcas de desempenho não costumam ser brilhantes, nem a estabilidade em curvas no asfalto. No Brasil, o segmento é dominado pelos japoneses, mas já há jipões esportivos da Coréia, EUA e Grã-Bretanha a escolher. Requisito básico: dispor de algo acima de US$ 35 mil. Texto Anterior: repeitando a cultura club Índice |
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