São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
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Formigas da cerveja vendem CD

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Qualquer semelhança entre o comercial do CD dos Paralamas e o da cerveja Budweiser não é mera coincidência. O anúncio do álbum "9 Luas", o novo trabalho da banda, imita deliberadamente o da bebida, ao recorrer a formigas-carregadeiras.
Os dois comerciais mostram os insetos levando os respectivos produtos até um formigueiro. Depois que a latinha de cerveja e o CD entram no buraco, a terra treme e as formigas iniciam uma festinha particular.
A diferença é que, no comercial da Budweiser, as formigas dançam ao som de "Disco Inferno" e, no anúncio do "9 Luas", a trilha fica por conta da faixa "Lourinha Bombril".
A campanha do CD dos Paralamas ainda deixa clara a intenção de parodiar a da bebida quando, no final do comercial, uma formiga pergunta: "Alguém trouxe a cerveja?".
"A idéia foi fazer uma paródia, uma releitura. Não se trata de falta de criatividade. Esse recurso é muito usado em propaganda", diz Ana Tancredo Abreia, 32, diretora de planejamento da ECO MKT & Com, a agência que criou o comercial do CD.
A Budweiser encara o anúncio do "9 Luas" como "plágio". "Mas, se o nosso comercial foi copiado, é sinal de que ele é muito bom", diz Jaime Alejandre, diretor de marketing da Budweiser na América Latina. Ele garante que não vai pedir ao Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) para retirar o anúncio do CD do ar.
Segundo Edney Narchi, 47, diretor-executivo do Conar, o órgão condena o plágio e a imitação na publicidade. "Julgamos os casos em que a marca copiada se sente ofendida".

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