São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996 |
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Motor desregulado agrava poluição e piora consumo
DA REPORTAGEM LOCAL Manter o motor do veículo devidamente regulado evita gastos extras de combustível e minimiza a emissão de poluentes à atmosfera.A partir de 97, em São Paulo, todos os veículos fabricados depois de 89 devem passar por inspeções anuais. Entre os itens a ser verificados, o nível de emissão de gases poluentes será um dos principais. Para já ir treinando, os principais sintomas de falta de regulagem são dificuldade em dar partida, falhas (motor "engasgando") e aumento no consumo de combustível. Na hora de procurar um mecânico, dê preferência a oficinas autorizadas (Bosh, Weber, Marelli etc.) ou credenciadas pela Cetesb. Carros dotados de carburador são mais sujeitos a desregulagens. "Quando o veículo começa a 'morrer' em marcha lenta, o carburador provavelmente necessita de limpeza", afirma Milton Cozzolino, 40, da Afinauto. Essa limpeza, diz Cozzolino, deve preferencialmente ser feita com equipamento próprio de ultra-som. "Banhos químicos danificam o interior do componente." Limpeza e regulagem de carburadores custam, em média, de R$ 45 a R$ 60. O equipamento deve ser retirado do motor, limpo e recalibrado. Velas, ignição e alternador (que recarrega a bateria) também merecem uma checagem. Veículos equipados com injeção eletrônica geralmente "avisam" quando o motor está desregulado -uma luz no painel acende quando o sistema acusa problemas. Checagens no sistema eletrônico devem ser feitas, em média, a cada 10.000 km. A limpeza dos bicos injetores é entre 15.000 km (carros a álcool) e 30.000 km (gasolina). Limpeza da injeção Os preços para a limpeza dos bicos injetores variam de R$ 120 a R$ 200, dependendo do modelo e tipo da injeção eletrônica. Velas (R$ 4, em média), filtros de ar (de R$ 5 a R$ 9) e de combustível (de R$ 3 a R$ 10) em más condições de uso também comprometem o funcionamento do motor. "Muitas vezes, o problema é solucionado apenas com a troca desses componentes", diz o preparador de motores Gilberto Perella. O jogo de velas deve ser trocado, em média, com 15.000 km. Filtros precisam de checagem mensal. Para não desregular o motor e aumentar o consumo, o mecânico Luiz Yoshimura recomenda que o motorista evite acelerações desnecessárias e excesso de peso e mantenha calibrados os pneus. Onde encontrar - Afinauto: tel. 258-3259; Yoshimura Autopeças e Serviços: tel. 857-9181; Aerocar: tel. 219-3882 Texto Anterior: Volkswagen japonesa lança o Polo Próximo Texto: CARTAS Índice |
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