São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Vestibular Não É o Bicho'

CÉLIA ALMUDENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um mês de preparação para o vestibular acaba de virar um precioso livro para quem enfrenta essa inesquecível batalha.
Em "Vestibular Não É o Bicho" -lançado na semana passada na Bienal do Livro, em São Paulo- Gustavo Berg Ioschpe, 19, transmite a experiência de quem venceu a guerra e garantiu vaga no curso de administração de empresas.
Com linguagem simples e muito bem-humorada, o livro traz não apenas dicas de como se organizar para o estudo como sacadas divertidas e úteis sobre a relação do vestibulando com a família e amigos (leia trechos do livro no quadro e texto abaixo).
"Tinha algumas teorias sobre o vestibular e comecei a anotar no computador de casa. Nunca pensei em escrever um livro. Pensei em dar para os amigos, publicar nos cursinhos, mas acabei mandando para algumas editoras, e está aí o resultado", conta.
O gosto pela literatura, ele herdou da mãe, que foi cronista de grandes jornais de Porto Alegre (RS) durante anos. Mas o livro foi uma surpresa para os pais de Gustavo.
"Eles reclamaram um pouco da parte em que falo dos pais, mas depois encararam como gozação."
Gustavo foi o terceiro colocado no vestibular da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e 14º na Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ambos para o curso de administração de empresas.
Primeiro, ele lançou um livro só sobre o vestibular da Ufrgs, "Como Passar no Vestibular da Ufrgs". O interesse do público foi imenso, e a editora propôs a ampliação para todos os vestibulares do país.
Para tanto, ele foi visitar e colher informações com os coordenadores dos principais vestibulares do Brasil.
"Fiz um livro curto, rápido e que não consumisse tempo do leitor. Pode ser lido, com facilidade, em um só dia", diz.
Gustavo cursou apenas dois meses na Ufrgs. Preferiu fazer gerenciamento industrial na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh (EUA).
"A universidade de lá te dá opções que aqui não existem, como montar seu currículo, colocando as matérias que quiser. Além disso, a própria experiência de vida, de viver um tempo sozinho, passando sua própria roupa, se virando, é interessante. Não gosto de ser superprotegido."

Obra: "Vestibular Não É o Bicho - Dicas, Manhas e Artimanhas para Vencer o Desafio" (R$ 15)
Autor: Gustavo Berg Ioschpe

Texto Anterior: Para eles, o pai faz a pressão
Próximo Texto: Trechos de "Vestibular Não É o Bicho"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.