São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demografia já orienta os investimentos

GILSON SCHWARTZ
DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Um dos princípios básicos da filosofia Marriott é a parceria. Isso significa que as receitas de franquias, administração, treinamento e serviços, se não chegam a superar os ganhos com a hotelaria no sentido estrito, têm sido as fontes mais dinâmicas de expansão.
Estabelecer parcerias, em especial no regime de franquias, significa antes de tudo investir pesado em treinamento. O Marriott mantém cinco centros de treinamento: em Londres, Amsterdã, Amã, Cancún e Sydney.
A presença global fica assim garantida, bem como o acesso a culturas locais, ingrediente sem o qual a globalização vira pasteurização. O programa de treinamento inclui lições sobre diversidade cultural. O projeto dos hotéis assume cada vez mais cores regionais.
Para manter essa estrutura, o grupo gasta mais de US$ 60 milhões por ano em programas de treinamento. Apenas na área de técnicas gerenciais são mais de cem eventos por ano.
Volta às origens
Além do treinamento, a rede mantém uma estratégia agressiva de criação de produtos e serviços, com destaque para a distribuição de alimentos ("catering"), que, aliás, é o setor onde o grupo começou, no início do século.
Os esquemas de "time sharing" também funcionam segundo um conceito de parceria. Os participantes compram tempo em condomínios de lazer, e o Marriott, depois de desenvolver o projeto e vender as propriedades, cuida apenas do gerenciamento e do controle de qualidade.
A previsão de crescimento populacional nos próximos dez anos nos EUA é de 9%. A população acima de 75 anos vai crescer 25% e a acima de 85, 41%. A rede está atenta a essa tendência demográfica.
A mais recente frente de expansão do grupo volta-se para a população da terceira idade, com o desenvolvimento de condomínios com infra-estrutura para a afluente massa de aposentados norte-americanos, que vai crescer ainda mais nos próximos anos.
(GS)

Texto Anterior: Grupo opera em 28 países
Próximo Texto: Norte-americanos buscam estrangeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.