São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o "Fura Fila" de Pitta

O que é:
Um ônibus com duas articulações, movido a eletricidade, de 24,5 metros.
Como ele é guiado:
É "autoguiado". Suas rodas andam em duas canaletas. Um sistema de pequenas rodas laterais encostam nas canaletas, dos dois lados do ônibus, fazendo o veículo acompanhar seu percurso. Pode ser guiado, também, por um motorista em ruas que não possuam a canaleta.
Capacidade:
221 passageiros. 53 sentados e 168 em pé.
Onde será instalado:
Em um anel distante 15 km do centro da cidade e 4 trechos transversais de até 20 km cada. 10 corredores dentro da cidade. Rede total de 400 km.
Custo médio de implantação:
R$ 12 milhões por quilômetro. O metrô custa R$ 100 milhões por quilômetro.
Vantagens em relação ao ônibus:
Maior capacidade de passageiros. Velocidade mais alta. Não polui. Usa via mais estreita, de 2,6 metros, contra 3,5 metros dos ônibus.
Desvantagens:
É um sistema que ainda não foi testado em cidades grandes. Para que ele tenha velocidade, será necessário a construção de diversos pequenos "minhocões" na cidade.

Texto Anterior: SP poderá ser cobaia do "Fura-Fila"
Próximo Texto: Preço é igual a 24 km de metrô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.