São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996 |
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Rossi abre suas contas; vice fez a maior doação Até o dia 5, empresas doaram R$ 104.600,00 ANA MARIA MANDIM
Em depoimento à seção "Eleições On line", da Folha, no último dia 20, ele havia concordado em revelar doadores, volume de doações e gastos antes das eleições. Sua adversária do PT, Luiza Erundina, disse que faria o mesmo, desde que os demais candidatos o fizessem. Os candidatos do PSDB, José Serra, e do PPB, Celso Pitta, disseram que só prestarão contas à Justiça Eleitoral após a disputa. Aquém das estimativas Nas três folhas que Schavareto entregou à Folha, no escritório da Luanafran Promoções e Publicidade (empresa de Rossi), consta descrição detalhada das despesas e doações até 5 de agosto. O contador mostrou notas fiscais referentes a alguns gastos. Não apresentou cópias dos recibos de doações. Segundo Schavareto, a campanha arrecadou R$ 710.416,33 e gastou R$ 702.643,98. Na consolidação dos gastos não foram incluídos R$ 95 mil, relativos ao aluguel de 30 kombis, ainda por pagar. A Folha incluiu a quantia nos gastos. O total de despesas do pedetista está muito aquém das estimativas do próprio candidato. Rossi falava, inicialmente, em gastar de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões. Pelo relatório de Schavareto, amigo de Rossi e seu contador de campanha, o aluguel do helicóptero que o candidato usa nos minicomícios consumiu R$ 34 mil. Pouco menos -R$ 32,6 mil- foi despendido com serviços prestados por terceiros (segurança e limpeza dos comitês e assessoria de comunicação e imprensa). Na confecção de material de propaganda (chaveiros, adesivos, bandeiras, broches, cartazes etc) foram gastos R$ 91.510. A produção audiovisual custou R$ 232 mil (essa despesa certamente aumentou porque o horário eleitoral começou no dia 2). Os maiores doadores pessoa física são o vice de Rossi, vereador Marcos Cintra (PL), com R$ 32 mil, e o próprio Rossi, com R$ 25 mil, segundo Schavareto. O terceiro maior doador foi a sogra de Cintra, Lídia Casella, com R$ 17 mil. Os maiores doadores pessoa jurídica são: As Quadras Construções Esportivas, Banco Mercantil de Descontos, Editora Meta e Instituto Paulista de Concursos. A Cia. Suzano de Papel e Celulose doou 25 toneladas de papel, e a Editora Três imprimiu de graça o material de campanha. Quatro imóveis onde funcionam comitês de Rossi foram cedidos, gratuitamente, para serem usados durante o período de campanha. Texto Anterior: As dores da queda Próximo Texto: Em 94, banco doou R$ 120 mil Índice |
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