São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para advogado, laudo inocenta o shopping

DA REPORTAGEM LOCAL

O advogado Arnaldo Pacífico, que representa a B7 Participações na área civil, afirmou em entrevista à Folha que o laudo do IC (Instituto de Criminalística) sobre a explosão inocenta o shopping.
*
Folha - Qual a responsabilidade da B7 na explosão?
Arnaldo Pacífico - Como dona do empreendimento, contratou as empresas especializadas e tecnicamente competentes para executá-lo. Não se pode atribuir a ela culpa na escolha das pessoas que executaram a obra.
O próprio IC apurou que o vazamento de gás se deu no subterrâneo do shopping, dentro de uma caixa de concreto fechada, sem nenhuma ventilação, o que impedia o acesso para qualquer tipo de exame, e impedia que exalasse o cheiro de gás tão alegado por frequentadores.
Folha - Como ficam as indenizações às vítimas?
Pacífico - Indenizações são devidas, na forma da lei, por aqueles que causaram o dano. No caso concreto, a B7 não vai assumir uma responsabilidade que entende que não é sua.
Folha - Ou seja, por conta própria, o shopping não vai indenizar ninguém.
Pacífico - Essa reparação integral de prejuízo, que depende de uma fixação de responsabilidade por meio de uma sentença judicial e também da fixação de um valor de indenização, é claro que a B7 não vai antecipar porque não se sente responsável.
Folha - O delegado que cuida do caso já disse que vai indiciar os responsáveis pela B7 e a administração do shopping por não terem tomado providências concretas para conter o vazamento de gás.
Pacífico - Foram chamadas companhias de gás. Foram feitas perfurações e sondagens no local porque não se encontrava a fonte do cheiro. Além disso, o cheiro que tinha no shopping, e que até hoje tem, é indubitavelmente cheiro de esgoto.
Com relação a essa questão da negligência, tem um trecho do laudo do IC que diz o seguinte: "as tubulações foram lançadas em local sem ventilação, ... e inacessíveis para quaisquer intervenções quando necessárias. Caso esses procedimentos tivessem sido observados, a explosão teria sido evitada".
Folha - O laudo inocenta o shopping?
Pacífico - A conclusão está evidente. O laudo é peça fundamental na apuração de responsabilidades e também será utilizado por nós.

Texto Anterior: Polícia vai indiciar sete por explosão
Próximo Texto: Presidiários trabalham no Ministério da Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.