São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Espanha executa 'sangria' no planeta

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Espanhol mais badalado de todos os tempos, cujo início está marcado para este sábado, vai reunir alguns dos melhores jogadores do futebol mundial da atualidade, uma primazia que até então pertencia ao Campeonato Italiano.
Os clubes espanhóis, aproveitando a ausência de limite de jogadores estrangeiros -consequência do "Caso Bosman"-, investiram pesado em contratações.
Candidatos a estrelas do torneio não faltam: Giovanni, Romário, Suker, Ronaldinho, Esnaider, Stoichkov, Seedorf, Vítor Baía, Amunike e Karembeu.
Entre tantos astros, destacam-se alguns brasileiros que se renderam à nova "coqueluche" do futebol mundial.
Os brasileiros
Ronaldinho e Barcelona formam a dupla nacional do Barcelona. Só pelos dois jogadores, o time catalão pagou US$ 30 milhões.
Na primeira partida da final da Supercopa da Espanha, anteontem, o Barcelona goleou o atual campeão nacional, o Atlético de Madrid, por 5 a 2, e os brasileiros tiveram atuação destacada.
Ronaldinho fez dois gols. Giovanni marcou outro e foi considerado o melhor jogador em campo.
No Real Madrid, time de maior tradição e torcida da Espanha, o brasileiro em voga é o lateral-esquerdo Roberto Carlos.
O jogador foi um dos atletas que trocaram o futebol italiano (Internazionale de Milão) pelo espanhol.
Outros dois jogadores brasileiros que se destacaram no primeiro semestre foram comprados por clubes espanhóis.
Romário, que já foi ídolo do Barcelona, agora defenderá a camisa do Valencia. O jogador atuou pelo Flamengo na última temporada e sua ida para a Espanha o recoloca na vitrine do futebol mundial.
Rivaldo, uma das estrelas do Palmeiras no Paulista, vai ocupar agora a vaga de Bebeto no La Coruña. Mazinho, campeão mundial pela seleção, foi para o Celta.
O volante Flávio Conceição, do Palmeiras, também está bem próximo da Espanha. O Real Madrid deve contratá-lo por US$ 5,5 milhões. O centroavante Luizão é outro que está na mira dos espanhóis.

Próximo Texto: Futebol na Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.