São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiroteio é destaque pop

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O cavaco de Sérgio Boneka, da banda Tiroteio, injeta sangue bom e novo no swing nacional. É samba de São Paulo, com levadas de pagode, fumaça de reggae e safadeza de gafieira.
Tiroteio faz parte do disco "Brasil Compacto", da gravadora independente Rock It!, lançado recentemente na tentativa de mapear o novo pop do país. O pessoal da gravadora ouviu cerca de 500 fitas demo para chegar a uma seleção de 11 grupos e 21 músicas no CD.
A maioria das bandas é pouco inventiva, fica num rockinho que oscila entre o engraçado e a melancolia sem alma dos "Tristes Trópicos". Mas há vida em um punhado de faixas.
Tem sete fôlegos o grupo Eddie, que vem da maré cheia de Recife. Escondido atrás da cena borbulhante do mangue beat, Eddie sente chegar a hora e a vez. Outra banda pernambucana tem só um nome engraçado: Paulo Francis Vai Pro Céu. E fica nisso.
Outro sopro de vida do disco é o pífaro certeiro do Lacertae (Lagarto, em latim, nome da cidade sergipana onde nasceu o grupo).
Na nova geografia do pop, uma banda de Ribeirão Preto, a Motorcycle Mama tem uma faixa sem sal ("Nazitrekkers") e uma música bacana ("Malária a Go-Go").
No meio de muitas bobagens, um sambinha existencialista como "O Amargo", da General Junkie (RN) vira ouro puro no CD.
Brasília, que já rendeu tantas boas bandas, poderia trazer algo mais representativo. Isso aconteceria, por exemplo, se o Tenente Mostarda tivesse sido trocado por uma das centenas de bandas das cidades-satélite, onde a poeira tem cheiro de hip-hop e fim de mundo.
Desnecessária também é a participação especial de Fausto Fawcett, que sempre fica melhor nos clipes da TV, na sombra de deliciosas raparigas suburbanas em flor.

Disco: Brasil Compacto
Preço: R$ 18, em média

Texto Anterior: Cantora arranca beleza e vigor da tristeza da perda
Próximo Texto: R.E.M. ironiza Oasis em novo single
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.