São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Magazine Luiza compra rede do Paraná

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Magazine Luiza, rede com 54 lojas no interior de São Paulo e Minas Gerais, comprou ontem a Casas Felipe, que tem 22 lojas (17 no Paraná e as demais no Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina).
O valor do negócio foi estimado em R$ 22 milhões. "As conversações se arrastaram por 60 dias. Hoje (ontem) batemos o martelo", disse Luiza Helena Trajano Rodrigues, diretora-superintendente do Magazine Luiza.
Dirigida por quatro irmãos e bastante conhecida no Paraná, a Casas Felipe é especializada em móveis, eletroeletrônicos, brinquedos e presentes.
"Agora vamos adaptar as lojas ao nosso estilo e entrar para valer no mercado paranaense", anuncia Luiza Helena.
A compra da Casas Felipe é a primeira grande aquisição do Magazine Luiza, que tem na sua história as compras da Móveis Brasil e da Eletro Tamoio -que tinham menos de cinco lojas.
Agressividade
Mas a estratégia do Magazine Luiza daqui para a frente é continuar agressivo, conta Luiza Helena, e aproveitar "as boas oportunidades de mercado".
A empresa chegou, em maio deste ano, a fazer uma oferta à família Cukier para compra das 22 lojas da Casa Centro. As negociações não avançaram.
O Magazine Luiza espera fechar o ano com faturamento de R$ 340 milhões -cerca de 10% maior do que o do ano passado (R$ 310 milhões).
"Ainda estamos fazendo as contas para ver quanto a Casas Felipe vai aumentar a nossa receita", diz Luiza Helena.
Os irmãos Felippe não estavam contentes com o ritmo de vendas das lojas e já há algum tempo anunciaram a intenção de vender a empresa. A Casas Felipe fechou cinco lojas neste ano por causa da queda de 30% nas vendas nos primeiros cinco meses sobre igual período do ano passado.
Edson Felippe, um dos diretores, informou recentemente à Folha que a redução na renda do produtor rural teve impacto direto nos negócios da rede, que tem lojas em cidades com economia baseada na agropecuária.
Abrir o capital
O Magazine Luiza quer crescer e tornar-se cada vez mais profissional. A rede de lojas prepara para 1997 a abertura do seu capital.
A idéia é vender no máximo 30% do capital da empresa sem direito a voto.
O Magazine Luiza não era o único interessado na aquisição da Casas Felipe. Samuel Klein, proprietário da Casas Bahia, chegou também a fazer oferta de compra para a família Felippe.

Texto Anterior: Líder da CGT argentina vai renunciar
Próximo Texto: Grandes negócios movimentam cadeias de lojas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.