São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Café' auxilia criação multimídia na rede

RODRIGO SANTALIESTRA
WEBMASTER DO UNIVERSO ONLINE

O programa "Symantec Café" chega para facilitar a vida de quem está trabalhando com criação de páginas para Internet.
Ele se destaca por organizar as diversas fases da programação em "Java", tecnologia que facilita a criação de páginas com movimento e outros recursos sofisticados.
"Café" tem oito funções principais: editor de programa, editor de classes, editor hierárquico, editor de formulários, editor de menus, debugador, compilador e visualizador.
O editor de programa mostra os comandos do "Java" em cores diferentes, o que facilita o desenvolvimento de programas longos.
Também possui recursos de substituição de palavras, gravador de macros (sequência de comandos para realizar uma tarefa), tabulação automática e programação de funções de teclado.
O editor de classes mostra em uma janela a lista de classes (funções) do seu projeto, a lista de métodos (funções definidas dentro das classes) atrelados a cada classe e uma caixa para edição.
Para visualizar todo o projeto, o "Café" criou o editor hierárquico. O recurso também permite alterar qualquer objeto do projeto.
Para quem precisa fazer telas para entrada de dados e menus retráteis (como os do "Windows"), o programa traz o Café Studio, um módulo separado que gera o código dos formulários e menus.
Para desenhar os formulários, utiliza-se a técnica de arrastar e soltar. Para inserir a programação nos objetos do formulário, basta um duplo clique sobre os objetos.
O Café Studio usa a técnica de estrutura em árvore para montar os menus. Os subitens do menu ficam hierarquicamente inseridos no tópico principal.
Este módulo também permite que o usuário teste em tempo real o funcionamento do menu.
Para testar o projeto, o "Symantec Café" compila e mostra o resultado em uma janela, o Applet Viewer. Se existir algum erro no programa, é possível rastreá-lo usando o debugador, que checa passo a passo os módulos do programa.
Para os iniciantes, o "Symantec Café" traz o AppExpress, uma ferramenta que cria os módulos básicos de um programa em "Java", além do arquivo "HTML" no qual o programa funcionará.
O "Symantec Café" (R$ 149) não é um programa com fórmulas mágicas. Quem não conhece a linguagem "Java" não conseguirá fazer uma simples frase aparecer na tela. Para quem está começando, é uma ótima ferramenta, pois organiza o trabalho e consegue mostrar de forma simples a complexidade da linguagem "Java".
Onde encontrar - Symantec: tel. (011) 5561-0284

Texto Anterior: Programas de voz compartilham arquivos
Próximo Texto: Para a Intel, micro barato não vai pegar; Híbridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.