São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a metodologia usada

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha só usou dados oficiais para atualizar os valores das 15 maiores obras viárias realizadas pelo prefeito Paulo Maluf.
Os valores, sem qualquer tipo de atualização, foram obtidos nos balanços da prefeitura de 1993, 1994 e 1995. As informações sobre este ano foram retiradas do Sistema de Execução Orçamentária da Prodam, a companhia municipal de processamento de dados.
A Folha usou dois índices para atualizar os valores: o IPC da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), que mede a inflação na cidade de São Paulo, e os índices de obras públicas, também da Fipe. Este serve para reajustar os contratos entre empreiteiras e a prefeitura.
Não há um só índice para o reajuste de preços de obras públicas. Ele varia conforme o tipo de projeto. A Folha seguiu essa variação nos cálculos dos valores.
O índice para reajustar estruturas e obras de arte em concreto, por exemplo, foi aplicado para atualizar os preços dos túneis sob o parque Ibirapuera e sob o rio Pinheiros.
Já a pavimentação da avenida Água Espraiada foi corrigida pelo índice específico de pavimentação da Fipe.
Os preços diferem porque os índices têm comportamentos diferentes. Em 1993, por exemplo, o índice de obras públicas era superior ao IPC da Fipe.
Neste ano, com a queda da inflação obtida pelo Plano Real, esse comportamento se inverteu.

Texto Anterior: Secretaria pede 10 dias para atualizar preços
Próximo Texto: Governo amplia distribuição de cestas básicas e de leite no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.