São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro tem dois jogadores suspensos por uso de doping

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

A Comissão Nacional de Controle de Dopagem anunciou ontem no Rio que foi encontrada substância proibida pela legislação esportiva em amostras das urinas do atacante Dinei (Coritiba) e do meia Élcio (Paraná Clube).
As equipes dos dois atletas disputam o Campeonato Brasileiro. Hoje eles serão suspensos preventivamente pelo Tribunal Especial da CBF, por um mês.
Nesse período, serão julgados. Se condenados, a pena é de quatro meses a um ano de suspensão.
Se os atletas forem condenados, seus clubes terão de pagar multa a ser estipulada e terão de entregar ao adversário a sua parte da renda nos jogos em que houve doping. Não há perda de pontos por causa de jogadores dopados, desde que a Justiça Desportiva entenda que o clube não é responsável.
Os dois só ficam proibidos de atuar no momento em que forem suspensos preventivamente.
A urina de Dinei, ex-atacante do Corinthians, entre outros clubes, foi recolhida após a partida do Coritiba contra o Juventude (RS), no dia 11 de agosto, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Élcio cedeu urina para exame depois do jogo do Paraná com o Sport, em Recife (PE).
Numa atitude incomum, o presidente da CNCD, o químico Tanus Jorge Nagen, se recusou a dizer que substância proibida foi detectada na urina dos atletas.
"É uma tentativa de preservar a imagem dos jogadores. Atletas são ídolos para os jovens, por isso temos que preservá-los."
Foram feitos exames em duas amostras da urina de cada atleta. O último (contraprova) foi ontem, no Rio, com a presença dos jogadores e de médicos dos clubes.
Os exames foram realizados no Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Texto Anterior: Liminar libera atleta da Ponte
Próximo Texto: Atletas presenciam contraprova do exame
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.