São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jewish Museum expõe o Holocausto

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das entidades culturais judaicas mais importantes de Nova York, o Jewish Museum, está mostrando uma coleção de fotos que revela a resistência judia durante a ocupação nazista na Holanda, entre 1940 e 1945.
Os registros foram feitos sob condições extremamente perigosas e documentam os bastidores da vida dos judeus. As perseguições políticas e religiosas, a fome trazida pela guerra, os trabalhos de falsificação dos documentos e a destruição de seus bens.
Um dos destaques é a foto "Mulher faminta", do fotojornalista holandês Cas Oorthuys (1908- 1975), tirada no inverno de 1944-45. O registro é considerado um dos mais representativos documentos da guerra e foi selecionado para a exposição "The Family of Man", organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1955.
Oorthuys pertenceu a um grupo de fotógrafos da Holanda que, após a liberação do país, fez uma série de exposições conhecida como "The Illegal Camera".
Em sua grande maioria, a documentação do Holocausto é formada por filmes e registros oficiais feitos pelos próprios nazistas e foi organizada pela Netherlands Fotoarchief, de Roterdã. As 60 imagens escolhidas pertencem aos chamados heróis anônimos.

Exposição: The Illegal Camera in the Netherlands during de German Occupation, 1940-45
Onde: Jewish Museum (1.109 Fifth Avenue, Nova York)
Quando: Até 1º de dezembro, de domingo a quinta, das 11h às 17h45; às terças, das 11h às 20h
Quanto: Ingressos entre US$ 5 e US$ 7

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: "Beleza Roubada" declara seu amor à Toscana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.