São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comédia espanhola é destaque de curtas

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O melhor programa internacional do 7º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo passa hoje às 20h no Museu da Imagem e do Som (MIS).
O destaque da sessão é o surpreendente curta espanhol "O Secdledo da Tlombeta", de Javier Fesser.
É uma comédia de humor ligeiramente negro e tão absurda quanto seu título.
Com um ritmo alucinante e uma surpresa atrás da outra, conta uma história sem pé nem cabeça em que se cruzam casualmente um padre, um frentista de posto de gasolina, um moleque endiabrado e um guarda florestal míope.
Outro destaque do programa é "Grateful Dead", documentário-colagem sobre a célebre banda de rock, dirigido por ninguém menos que Paul McCartney.
O ex-beatle se baseou unicamente em fotos em preto-e-branco da banda, realizadas no final dos anos 60 por sua mulher, Linda McCartney, na Greatful Dead House e num concerto no Central Park de Nova York.
Vale, na verdade, mais pela curiosidade e pela excepcional montagem, que consegue criar um efeito de movimento onde ele de fato não existe.
Já a animação belga "Crucy-Ficção", de Daniel Wiroth, é um primor de concepção e realização.
Os talheres de uma casa resolvem atacar uma lata de couve. Depois de conseguir abrir a lata, perseguem a couve pela cozinha, num delírio surrealista extremamente bem filmado.
O neozelandês "A Praia", de Dorthe Scheffmann, é um drama feminista sobre uma mulher que confessa a uma amiga, na praia, que apanha do marido.
Completam o programa o drama familiar canadense "Reconstrução", de Laurence Green, todo feito à base de "home movies" (reais ou fictícios), e a fábula filipina "A Breve Vida do Fogo", de Auraeus Solito.
Última chance
Como acontece todos os anos, o festival de curtas programou para o último dia, amanhã, uma sessão especial com alguns filmes que tiveram grande repercussão de público durante o evento.
É a chamada "Última Chance", que será apresentada às 22h no MIS.
Entre os filmes escolhidos estão a animação portuguesa "Estória do Gato e da Lua", de Pedro Serrazina e a comédia inglesa "Conspiração Acidental", de Andy Lambert (que também será exibido hoje no MIS, às 20h).
O experimental do Quirguistão "Pardal", de Ernest Abdyzabarov, também faz parte da sessão.
O filme mostra um homem e uma mulher que se entrevêem nos intervalos entre os vagões de um trem que passa entre eles.
Há ainda a ficção australiana "Este Filme É o Cão", de Jonathan Ogilvie, sobre um cineasta de cachorros, e a animação alemã "Busca", de Tyron Montgomery.

O quê: 7º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardins, tel. 852-9197) Quanto: entrada franca (distribuição de senhas uma hora antes de cada sessão)

Texto Anterior: NorFest 96 acaba amanhã
Próximo Texto: Destaques de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.