São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
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Mostra de filmes une cinema a cidades

INÁCIO ARAÚJO
DA REDAÇÃO

A mostra "Metrópole e Cinema - Uma Cronologia" traz um painel vasto, no tempo e no espaço. O filme mais antigo é "Paris Adormecida" (de René Clair, 1923) e o mais novo, "O Ódio" (Mathieu Kassovitz, 1995) -ambos franceses.
Paris é representada por nada menos que sete filmes, entre eles raridades como "Somente as Horas" (Cavalcanti, 1926) ou "Paris nos Pertence" (estréia de Jacques Rivette no longa, de 1961).
Há também os desaparecidos, como "Tempo de Diversão" (Jacques Tati, 1967) e "Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela" (Jean-Luc Godard, 1967).
A Alemanha comparece seis vezes. Ao lado do habitual "Metrópolis" (Fritz Lang, 1927), o setor raridades é defendido por "Berlin Alexanderplatz" (Piel Jutzi, 1931) e "Verão na Cidade" (primeiro longa de Win Wenders, de 1970).
A Itália tem uma representação modesta, embora bem distribuída entre Milão ("Milagre em Milão", de Vittorio de Sica, 1951), Nápoles ("As Mãos sobre a Cidade", de Francesco Rosi, 1963) e Roma ("Mamma Roma", de Pasolini, 1962, e "Ladrões de Bicicletas", de De Sica, 1948).
Os EUA comparecem com "Taxi Driver" (Martin Scorsese, 1976), "Manhattan" (Woody Allen, 1979), "O Fundo do Coração" (Francis F. Coppola, 1981) e "Blade Runner" (Ridley Scott, 1982); a ex-URSS, com "O Homem da Câmera" (Dziga Vertov, 1929); a Inglaterra, com "Tudo Começou num Sábado" (Karel Reisz, 1960) e "Laranja Mecânica" (Stanley Kubrick, 1971); a Espanha, com "Depressa, Depressa" (Carlos Saura, 1980).
Há ainda os filmes "ecumênicos", como "Koyaanisqatsi" (Godfrey Reggio, 1982) e "Uma Noite sobre a Terra" (Jim Jarmusch, 1991).
Por fim, o setor Brasil conta com dez filmes. Desses, seis são sobre São Paulo, dois sobre Brasília e dois sobre o Rio de Janeiro, cobrindo a vida nessas cidades entre os anos 20 e os 80.
(IA)

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