São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Morrem 143 em acidente com avião russo na Noruega

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião russo Tupolev-154 bateu em uma montanha gelada na ilha de Spitzbergen, ao norte da Noruega, matando as 143 pessoas que estavam a bordo.
O aparelho levava mineiros, a maioria ucranianos, para trabalhar nas minas de carvão da ilha. Spitzbergen é governada pela Noruega, mas os russos podem explorar o local por causa de um acordo internacional de 1920.
"O acidente é uma tragédia e uma catástrofe para a comunidade de mineiros russos", disse Ann Kristin Olsen, governador da ilha.
Em Moscou, autoridades russas afirmavam que pelo menos cinco pessoas haviam sobrevivido. Mas, segundo os noruegueses, ninguém havia sido encontrado com vida.
O aparelho, com 129 passageiros e 14 tripulantes, fazia a rota Moscou-aeroporto de Longyearbyen, principal cidade da ilha no Ártico.
O avião da companhia Vnukovo Airlines bateu a 10 km do aeroporto. Uma das causas do acidente seria o mau tempo.
A torre de controle perdeu contato com a aeronave às 10h15 locais (5h15 de Brasília), disse a agência norueguesa de notícias "NTB".
Neve e neblina dificultaram os trabalhos de buscas. As primeiras equipes de resgate só conseguiram chegar aos destroços do avião às 13h locais (8h de Brasília).

Próximo Texto: Criadores de gado protestam na França; Otan detém 46 sérvios no noroeste da Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.