São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar ameaça não viajar a Washington

Ex-presidente diz que não é 'pobre de espírito'

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente Itamar Franco ameaçou não embarcar para Washington caso o presidente Fernando Henrique Cardoso confirme que foi endereçado a ele o recado dado aos "pobres de espírito" que não percebem as transformações da sociedade.
"Está aí uma coisa que não sou: pobre de espírito. E não visto a carapuça", disse Itamar, sem esconder uma ponta de irritação. "Está muito longe de ele (FHC) colocar uma carapuça em mim", completou.
Itamar pediu aos jornalistas que tentassem confirmar com o Palácio do Planalto se a frase dita por FHC em Volta Redonda era mesmo dirigida a ele.
"Eu embarco hoje (ontem) à noite. Se até a hora do embarque vocês me disserem 'Itamar, o recado era para você', eu nem entro no avião", disse o ex-presidente. "E se eu estiver lá (em Washington) e vocês conseguirem confirmar, volto na mesma hora", completou.
Itamar disse que, enquanto não conseguisse a confirmação do recado, não comentaria o teor do discurso de FHC. "Se tiver de responder, já sei que resposta vou dar. Mas não quero falar nada para depois receber um fax dele (FHC) dizendo que não era isso o que ele queria dizer e que está tudo bem. Não quero mais fax desse tipo."
Itamar disse que não tem receio de fazer críticas ao governo. "Vou para a OEA (Organização dos Estados Americanos) como ex-presidente. Digo o que penso e vou continuar demonstrando minha opinião."
Itamar evitou falar de política. Mas deixou escapar que, na sua opinião, o "jogo" da sucessão presidencial "começou cedo demais".

Texto Anterior: FHC critica os "pobres de espírito" no Rio
Próximo Texto: Ato anti-reeleição reúne 150
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.