São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Castigo sem crime?

JUCA KFOURI

Agora parece que não muda mais. No próximo dia 6 o ministro dos Esportes, Pelé, deve assinar a resolução que altera da Lei do Passe.
Antes irá mostrá-la ao presidente FHC e explicar as mudanças que resolveu fazer com o objetivo de dar um pouco mais de tempo aos clubes e atletas.
A resolução entrará em vigor no primeiro dia de 1997 e é gradual: terão direito ao passe no ano que vem os jogadores com idade acima de 26 anos, inclusive; em 1988 os acima de 25, inclusive; e só em 1999 os atletas de 24 anos, diferentemente da idéia inicial que previa liberdade a partir dessa idade já em 1997.
Nem assim Pelé espera a concordância dos clubes, que devem entrar na Justiça para questionar a legalidade da resolução.
E também o sindicato dos atletas de São Paulo promete questionar a medida, indo buscar na Justiça do Trabalho a sua Lei Áurea, já que entende que o ministério está propondo apenas a Lei dos Sexagenários.
*
Será bom que os clubes se dêem conta da importância da recente decisão da Justiça do Trabalho concedendo liberdade ao atacante Claudinho, cujo passe está preso à Ponte Preta.
Qualquer atleta pode fazer o mesmo e derrubar, na prática, a escravidão ainda vigente em nosso futebol. Ou será que o Caso Bosman não ensinou nada à cartolagem?
*
Boa briga no ar, beneficiando o telespectador. ESPN/Brasil e Sportv prometem transmitir ao vivo hoje o jogo de abertura do Campeonato Espanhol entre o Real Madrid de Roberto Carlos e o Deportivo La Coruña de Rivaldo e Mauro Silva.
*
A decisão da Comissão Nacional de Controle de Dopagem de não revelar qual foi a substância detectada na urina dos atletas Dinei e Élcio é incompreensível e só dá margem a mil especulações, todas em prejuízo de ambos.
Como tornar público que alguém esta castigado sem esclarecer o motivo do castigo?
Por que o mundo inteiro soube do que era acusado o ídolo Maradona na Copa-94, e o Brasil não pode saber o que houve com Dinei e Élcio?
Louvável, no episódio, foi a atitude de Dinei, ao assumir que consumiu cocaína durante uma festa e vir a público pedir desculpas. Ao contrário da Comissão Nacional de Controle de Dopagem, que nada divulgou.

Texto Anterior: Ricardo Zonta no ITC; Câmbio na Indy; Jordan escolhe; Time brasileiro
Próximo Texto: Após 8 jogos, Corinthians abre fase de desaceleração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.