São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinei assume que consumiu cocaína

JULIO TARNOWSKI
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O atacante Dinei, do Coritiba, assumiu ontem, durante entrevista na sede do clube, em Curitiba, que consumiu cocaína no último dia 6, "numa festa de aniversário, com amigos, em São Paulo."
A afirmação foi feita um dia depois que a Comissão Nacional de Controle de Dopagem anunciou, no Rio, que foi encontrada substância proibida em amostras das urinas do atacante e do meia Élcio, do Paraná Clube.
Os dois jogadores poderão pegar penas que variam de seis meses a um ano de suspensão. Élcio, 27, disse que estava "surpreso e chocado" com a constatação de que haviam encontrado estimulantes na coleta de sua urina.
As diretorias dos times disseram que irão defender seus atletas, que não jogam neste fim-de-semana.
Dinei disse que havia experimentado cocaína quando ainda não tinha acertado contrato com a equipe paranaense.
"Fui inocente e espero que a sociedade e todos vocês me desculpem. Foi a primeira vez que experimentei cocaína", disse Dinei.
Pouco depois, Dinei retomou a explicação, exibindo um exemplar de ontem da Folha, que mostrou o consumo de drogas por jovens no centro da cidade de São Paulo.
"Não quero que isso aconteça com jovens e atletas. Errei e espero que me desculpem e me dêem uma nova chance", disse.
Punição
Já o caso do jogador Élcio é totalmente diferente do de Dinei. Segundo o médico do Paraná Clube, Jonhatan Zaze, a diretoria do clube está analisando três possibilidades para serem incluídas no processo de defesa do jogador.
A primeira seria a manipulação de um preparo isotônico utilizado pelos jogadores do clube desde 1994. Esse composto, tomado antes, nos intervalos e depois dos jogos, contém, entre outras coisas, sais minerais, sódio, potássio, vários aminoácidos.
A outra possibilidade levantada pelo clube paranaense é algum tipo de produto colocado na bebida ou na comida dos jogadores no hotel, em Recife.
A terceira é a grande quantidade de pessoas estranhas no momento da coleta da urina dos jogadores depois da partida contra o Sport.
"Em alguns momentos, mais de dez pessoas estavam no local, entrando e saindo a todo momento", afirmou Zaze.
Dinei e Élcio só deverão ser punidos na semana que vem, quando volta ao Brasil o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que acompanha a seleção na Europa.
Teixeira deverá anunciar no início da semana a suspensão de Dinei e Élcio por 30 dias.

Colaborou Sérgio Torres, da Sucursal do Rio

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Anteontem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.