São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

CBF mantém os 5 pontos do Santos

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos escapou da perda de cinco pontos no Brasileiro por ter escalado o atacante Usuriaga contra o Fluminense, no dia 22.
O Departamento Técnico da CBF decidiu não punir o jogar e enviar o caso ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O artigo 301 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol afirma que num caso de jogador em situação irregular, a pena terá que ser "imposta pelo órgão administrativo competente da entidade" -no caso, o Departamento Técnico.
Em 15 dias, o STJD vai julgar se o Santos deve ser multado e perder sua parte da renda na partida.
Se o Santos for punido, a CBF corre o risco de também o sê-lo. Segundo o artigo 4º do artigo 301, "a entidade que, por dolo ou culpa, se omitir da punição" deve ser condenada a pagar multa.
O diretor-técnico da CBF, Gilberto Coelho, disse que o Santos não foi punido por ser o "caso extremamente polêmico, que cabe muito mais ao tribunal".
Segundo Coelho, o Departamento de Registros (DRT) da CBF chegou a avisar à FPF que Usuriaga tinha a situação legalizada.
Esse telefonema teria sido dado na tarde do dia 22. Nessa tarde, o Departamento Jurídico da CBF avisou o DRT que Usuriaga continuava em situação irregular.
Coelho disse que a CBF voltou a avisar a FPF, que já havia emitido o cartão de inscrição do atacante.

Colaborou Sergio Torres, da Sucursal do Rio

Texto Anterior: Atraso dá multa de R$ 700 para Luizão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.