São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Luiz Tatit volta com "Felicidade", no ICI

ACPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Luiz Tatit faz única apresentação gratuita hoje, no Instituto Cultural Itaú.
O cantor, compositor e violonista encerra o projeto Canções Paulistas, pelo qual já passaram artistas como Arrigo Barnabé, Wandi Doratiotto e Fernando Salém.
Nesse show, Tatit faz uma prévia de seu primeiro CD solo, "Felicidade", que tem lançamento previsto para o final do ano.
Segundo ele, o repertório será composto por canções inéditas, além de músicas da época do grupo Rumo, do qual Tatit foi integrante.
Entre as gravadas pelo Rumo estão "O Menino", "No Decorrer da Madrugada", "Minha Cabeça", "Rodopio", "Ladeira da Memória" e "Esboço".
"Atração Fatal", parceria de Tatit com Ná Ozzeti que faz parte do último CD da cantora em homenagem a Rita Lee, também está no roteiro do show do compositor.
Novo rumo
"'Felicidade' marca a minha retomada de atividade depois do fim do Rumo, em 92. Nós éramos em dez elementos, com trabalhos independentes do grupo. Chegou um ponto em que cada um queria desenvolver uma coisa diferente do outro. Mesmo assim, nós ficamos 18 anos juntos e isso inevitavelmente trouxe influências para o meu trabalho atual", explica Luiz Tatit.
Tatit ainda diz que, assim como a maioria das músicas do Rumo, as composições de "Felicidade" também trazem letras que "aproximam o canto da fala".
"Na verdade, todos os compositores trabalham com a fala. A diferença é que alguns, como eu, explicitam isso, outros não", afirma.
Semiótico
Professor de linguística da Universidade de São Paulo, com especialidade em semiótica da canção, Luiz Tatit tem currículo suficiente para aliar língua e música com propriedade.
Para o autor de "O Cancionista: Composições de Canções no Brasil", lançado recentemente pela Edusp, lidar com material criativo (música) e com material teórico (língua) é muito diferente. Só a vivência constante com um e outro cria a distinção entre as duas atividades.
"Sem dúvida, para mim, conhecer bem a língua é saber com o que eu estou lidando. Se, por um lado, isso alimenta a produção, por outro, aumenta o senso crítico", diz.
No show de hoje, em versão "acústica e intimista", Luiz Tatit conta ainda com a participação especial do tecladista Ricardo Breim, seu amigo e ex-integrante do grupo Rumo.

Show: Luiz Tatit
Onde: Instituto Cultural Itaú, sala Azul (av. Paulista, região central da cidade de São Paulo, 149, tel. 238-1700)
Quando: hoje, às 18h30
Quanto: entrada franca. Os convites devem ser retirados com meia hora de antecedência

Texto Anterior: "Babachdalghara" traz James Joyce aos nossos dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.