São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exumação reabre o debate sobre Perón

Mulher diz ser filha do presidente

DANIEL BRAMATTI
DE BUENOS AIRES

A exumação do cadáver do presidente da Argentina Juan Domingo Perón, determinada pela Justiça, reacendeu o debate sobre a suposta esterilidade do maior líder político do país neste século.
A tese da esterilidade, sustentada por historiadores, é confirmada por Isabelita Perón, terceira mulher do presidente, que o sucedeu após a sua morte, em 1974.
Segundo Isabelita, Perón não podia ter filhos por causa de um acidente sofrido no Colégio Militar quando ainda era adolescente.
A versão é contestada por Marta Holgado, suposta filha de Perón, autora do pedido de exumação. O objetivo é coletar amostras do corpo para realizar um teste de DNA.
Segundo os advogados de Marta, Isabelita teria citado a esterilidade para afastar a possibilidade de ser obrigada a dividir a herança de Perón -disputada pelas duas irmãs de Eva Perón, sua segunda mulher.
A hipótese do acidente é confirmada por Alejandro Rodríguez Perón, neto de um irmão do presidente. Ele garante ter um documento que atesta a esterilidade.
O historiador Enrique Pavon Pereyra, que diz ter convivido com Perón, acirrou a polêmica ao afirmar, em entrevista à Rádio Mitre, que Perón seria impotente, não estéril. "Está documentado", disse ele, sem citar suas fontes.
A declaração irritou a suposta filha. "Essa versão não compromete a figura de meu pai, mas afeta a credibilidade de quem a divulga", disse Marta Holgado.
Marta, que vive em Madri, afirma ter tomado conhecimento da identidade de seu pai aos 19 anos.
Sua mãe, Maria Cecília Demarque, teria conhecido Perón e engravidado em 1934, quando estava temporariamente separada do marido, Eugenio Holgado. Perón, na época, estava casado com Aurélia Tizon, sua primeira mulher.
A data da exumação não foi confirmada. Em 1987, quando a tumba de Perón foi profanada e suas mãos foram roubadas, cerca de 50 mil pessoas saíram às ruas para protestar. Os profanadores nunca foram descobertos.

Texto Anterior: Bélgica aprova novas medidas
Próximo Texto: Afunda parte do Titanic, e seu resgate é abandonado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.