São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC, Lula e Maluf lideram corrida para 1998

CLÓVIS ROSSI
DO CONSELHO EDITORIAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB) estão empatados na preferência dos eleitores de 12 capitais para o pleito presidencial de 1998.
É o que revela pesquisa do Datafolha feita entre 26 e 29 de agosto junto a 9.756 eleitores.
Nas capitais pesquisadas, votam 19% do conjunto do eleitorado brasileiro (18,7 milhões sobre 99,2 milhões). Por isso mesmo, a pesquisa não pode ser tomada como uma avaliação nacional dos candidatos.
Além disso, pode conter uma distorção: foram incluídos, no mesmo cartão, três candidatos do mesmo partido, o PSDB. Além de FHC, aparecem o governador do Ceará, Tasso Jereissati, e o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes.
É razoável supor que ao menos parte das intenções de voto para Ciro e Tasso iriam para FHC, no caso de ser aprovada a emenda da reeleição, o que poderia mudar o quadro obtido pelo Datafolha.
FHC ficou com 18%, mas como a margem de erro é de 1 ponto percentual, ele está empatado estatisticamente com Lula e Maluf, ambos com 19%.
O quarto colocado é o ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB), com 10%.
Depois, aparecem o também ex-presidente Itamar Franco (7%), Ciro Gomes (5%), empatado com o governador paranaense Jaime Lerner (PDT), e Tasso Jereissati (2%).
Maluf
A preferência por Maluf, previsivelmente, concentra-se em São Paulo, o que se explica, inclusive, por sua constante exposição nos anúncios de TV relativos à disputa municipal.
Já Lula tem intenções de voto distribuídas bem mais homogeneamente, embora São Paulo continue sendo seu ponto fraco, como em pleitos anteriores.
O petista lidera, em contrapartida, em Porto Alegre, Salvador e Campo Grande.
Na capital gaúcha, é razoável supor que Lula se beneficia do prestígio das administrações petistas. O candidato do PT em Porto Alegre, Raul Pont, tem 50% das intenções de voto, 35 pontos percentuais à frente da segunda colocada.
Na distribuição por faixa de renda, Maluf e FHC empatam (25% cada) entre os eleitores mais ricos (acima de 20 salários mínimos), 10 pontos à frente de Lula.
O líder do PT lidera entre os que recebem até 10 salários mínimos (20%), contra 17% de FHC e 16% de Maluf.
Quando a divisão é por escolaridade, Maluf distribui seus votos igualmente, mas FHC tem maior número de preferências entre os que têm educação superior (24% contra 16% entre os que foram no máximo até o 1º grau).
Sarney O desempenho de Sarney é relativamente melhor justamente nas faixas mais pobres (educação até 1º grau e renda até 10 mínimos).
O ex-presidente vai a 14% entre os que não foram além do ensino básico e a 13% entre os de até 10 mínimos, acima, em ambos os casos, de sua média geral de 10%.
Pode-se supor, nesse caso, que o grande ativo eleitoral de Sarney ainda seja o Plano Cruzado, que beneficiou, na sua curta sobrevida, exatamente os de mais baixa renda.

Texto Anterior: Só 30% apóiam reeleição para FHC
Próximo Texto: Conde ganha 14 pontos e é líder no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.