São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para paulistanos, bairros são preteridos

DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano acredita que, se o prefeito Paulo Maluf resolveu algum problema, o seu bairro não foi o mais beneficiado, segundo pesquisa Datafolha.
A área em que a maioria dos entrevistados acredita que o prefeito teve o melhor desempenho na cidade foi o trânsito (17%). Mas apenas 6% acham que o trânsito melhorou em seu bairro.
Em habitação, a diferença se mantém. Para 16%, a prefeitura teve uma ótima performance na área -quando a análise é da cidade inteira. Mas quando olham na vizinhança só 4% vêem avanços.
O mesmo se repete em saúde. 12% acham que a gestão Maluf trabalhou bem nessa área. Só a metade, porém, acha o mesmo de seu bairro.
Considerando levantamentos anteriores, a taxa de aprovação à saúde cresceu 11 pontos percentuais. Em abril do ano passado, apenas 1% da população citou o setor.
O mesmo ocorre em relação à moradia e ao trânsito. Nesse espaço de tempo, as referências à habitação subiram 14 pontos percentuais, e ao trânsito, 15 pontos percentuais.
Os resultados confirmam os investimentos feitos pela prefeitura em obras (construção de túneis, avenidas etc.), casas populares (projeto Cingapura, de verticalização de favelas) e em saúde (criou o PAS, plano que transferiu a administração de todos os hospitais municipais para cooperativas de médicos).
Outra variação dessa pesquisa, comparada com a última, de 95, ocorre na taxa dos entrevistados que afirmam não haver nenhuma área de melhor desempenho da prefeitura de São Paulo.
Em abril do ano passado, essa taxa era de 22% (em relação à cidade inteira). Hoje, é de 6%. Se a pergunta se refere ao seu bairro, no entanto, a taxa sobe para 50%.
Transporte
Transporte e educação foram o ponto forte da administração Paulo Maluf para poucos. Só 5% acham que o sistema de locomoção público foi a área de melhor atuação do prefeito na cidade -3% acham o mesmo em relação ao seu bairro.
A educação foi eleita a melhor por 4% na cidade toda e por 2% em seu bairro.
Erundina
Em dezembro de 91 (quando a ex-prefeita Luiza Erundina completava três anos de mandato), 16% dos paulistanos apontaram educação como a área de melhor desempenho da prefeitura.
Na época, asfaltamento e calçamento ficavam no segundo lugar, com 10%. O índice dos que disseram não saber foi alto: 15%.

Texto Anterior: Condomínio de Santo Amaro faz até feira
Próximo Texto: Resultados refletem projetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.