São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupos abatem preço de TV paga e telefone

ROSÂNGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para quem mora em condomínios, instalar uma linha telefônica ou sistema de TV paga nem sempre significa gastar muito.
A compra de linhas telefônicas coletivas e a formação de grupos de moradores para adquirir o sistema de TV paga reduzem bastante o preço desses serviços.
No disputado mercado de TV paga, por exemplo, as empresas chegam a oferecer isenção na taxa de adesão e descontos de até 50% na mensalidade, dependendo do número de futuros assinantes.
Essas empresas oferecem três tipos de tecnologia para o usuário.
O sinal pode chegar via satélite (com a instalação de uma antena parabólica de 60 centímetros ou 2 metros de diâmetro), por cabo ou por microondas.
Pesquisa
Na opinião de Antonio Barreto, 41, diretor de marketing da Net Brasil, o síndico, ou outro representante dos moradores, é a pessoa mais indicada para negociar com uma operadora de TV paga.
Essa pessoa, segundo Barreto, deve reunir o maior número de moradores interessados, realizar pesquisas junto a todas as operadoras do mercado e negociar preços, qualidade de imagem e opções de canais oferecidos.
Na transmissão via satélite, os sinais são emitidos diretamente para a casa do usuário, que recebe uma imagem de melhor qualidade por meio de uma antena parabólica. Mas, em compensação, esse é o sistema mais caro.
Microondas
Já os sinais recebidos por microondas são transmitidos pelo ar para antenas receptoras.
O custo é mais baixo, mas, em regiões montanhosas ou com muitos prédios, pode haver alteração na qualidade do sinal transmitido.
O sistema via cabo possui alto custo para a montagem da estrutura de cabeamento.
Mas, para quem mora em um bairro já cabeado, essa talvez seja a melhor opção. Nesse caso, o custo não é tão alto, os sinais não sofrem interferências e a imagem pode ter melhor qualidade
(RM)

Texto Anterior: Cooperativa comanda vendas no ABCD
Próximo Texto: Saiba como receber TV paga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.