São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
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Como fabricar chocolate artesanal?

Sandra Inês Cardillo (São Paulo, SP)
O investimento inicial em equipamentos para fabricar chocolates artesanais fica em torno de R$ 2.000 -com geladeira, utensílios de cozinha, uma pequena derretedeira, uma pequena estufa e fôrmas de diversos tipos.
Nesse caso, o risco do negócio é baixo, e o retorno costuma ser rápido. A margem de lucro é alta.
Com o tempo, o empreendedor poderá ampliar a produção, investindo em outros equipamentos, como a temperadeira -que mistura ingredientes ao chocolate- e a cobrideira -que dá banhos em tijolinhos de recheio e biscoitos.
Mas, nesse caso, o risco pode aumentar na mesma proporção dos custos. Uma temperadeira de 20 litros custa cerca de R$ 8.500. Na maioria dos casos, fazer um curso, ter habilidade culinária e poucos acessórios são suficientes para iniciar uma microempresa do setor.
Antes de comprar os equipamentos, o empreendedor deve dimensionar a produção com uma rigorosa previsão de vendas. É preciso definir o público alvo e os revendedores (lanchonetes, restaurantes, padarias e empresas).
Outro aspecto importante é encontrar um formato diferenciado para o produto -chocolates dietéticos, recheados, pintados. Produzir cestas também são opção.
Para ter destaque, a empresa pode oferecer serviços adicionais, como decoração de mesas, entrega em domicílio, folhetos e catálogos, e distribuir amostras grátis.
Na abertura da empresa, é preciso verificar com a prefeitura as exigências quanto a localização, alvará de funcionamento e vistorias.

Onde encontrar - Sebrae-SP: 0800-780202; Ital: (019) 241-5222; Lac ta/Sathya: (011) 247-5490 ou 246-4964; Chocolândia: (011) 274-9113; Santo Antônio: (011) 294-0137; Bondinho: (011) 62-1869; Hebleimar Indústria: (0194) 26-4699; Delmack Máq. e Equipamentos: (011) 601-2923.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae, exclusivamente nesta seção.

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