São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Tenho uma picape C20, ano 94. Gostaria de saber qual é o seu consumo médio e se posso adaptar um escapamento duplo nesse veículo. Gostaria de saber também o endereço da fábrica de engates Karmann-Ghia."
Geraldo Mello Filho (Ribeirão Preto, SP)

Resposta
A General Motors informou que o consumo da picape C20 é de 9,7 km/litro. Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, é possível instalar um escapamento duplo na C20. Losacco diz que é preciso trocar o coletor de escape. O modelo 6x2 é o mais indicado. O equipamento custa, em média, R$ 450 -já instalado.
O endereço da Karmann-Ghia é avenida Álvaro Guimarães, 2.487, São Bernardo do Campo, SP, tel. (011) 451-5533.

* "Tenho um Tipo 1.6 i.e, ano 95. Na primeira revisão, deixei o carro na concessionária Via Norte e reclamei de diversos problemas.
Após duas semanas, entregaram o carro com 85% dos problemas melhorados, além de um barulho estranho no pedal do freio.
Insatisfeito com os problemas, e após várias reclamações, o gerente da revenda marcou nova visita.
O carro ficou na oficina por mais dois dias e, para minha surpresa, os problemas continuaram."
Carlos Roberto Borges (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat informou que o atendimento ao cliente foi agendado para o dia 12 de agosto, na concessionária Mirafiori.

A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que o serviço só foi concluído depois que o carro esteve, por cinco vezes, na revenda. O leitor disse que o carro ficou mais de um mês parado na oficina. Borges afirmou ainda ter solicitado um carro reserva, mas, segundo ele, não foi atendido.

* "No dia 4 de maio compareci à concessionária Fiorelli e comprei um Palio 1.5, com diversos opcionais, pelo sistema On-Line.
A data máxima de entrega ficou estabelecida para o dia 30 de junho. Ao fim desse prazo, o veículo não foi liberado, e também não houve nenhuma manifestação por parte da montadora e da revenda.
Após alguns telefonemas e visitas à concessionária, fui informado de que a cor escolhida não é muito solicitada, o que estava acarretando o atraso.
No dia 10 de julho resolvi cobrar a fábrica e a autorizada. Como não houve resposta, enviei no dia 13 uma carta registrada.
Acho um desrespeito anunciarem um sistema que não funciona."
Sérgio Bertolacini (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat informou que, no dia 24 de julho, a concessionária Fiorelli entregou o veículo ao cliente.

A Folha entrou em contato com o leitor, que se mostrou insatisfeito com o tratamento que recebeu da montadora e com o atraso.
Mas o leitor confirmou a informação da montadora e acrescentou que foi ressarcido em R$ 450 pelo não-cumprimento do contrato.

* "Comprei um Logus 1.6 CLi, na concessionária Taguacar, no dia 30 de junho. Notei que a capa do banco do motorista tinha um furo.
Reclamei e informaram que, tão logo recebessem o pedido, fariam a substituição. Em todas as revisões, eu salientava o problema e eles alegavam atraso na entrega da capa. Acontece que nesse tempo a revenda foi fechada e o problema está pendente."
Pedro Luis Mendes de Souza (Mogi-Guaçu, SP)

Resposta
A Volkswagen informou que o carro foi reparado e entregue ao cliente na primeira quinzena de julho.

A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que, na primeira quinzena de julho, foi feita a revisão dos 20.000 km e que o rasgo no estofado continua sem previsão de reparo.

* "Em novembro do ano passado, comprei um Gol GLi 1.8 na concessionária Guanacar. Em abril, em viagem à cidade de Sete Lagoas, o carro começou a falhar. Em uma das falhas, precisei rebocar o carro até uma autorizada.
O problema estava na injeção eletrônica, e a concessionária não tinha peça para reposição.
Telefonei, então, para o serviço Volkservice e fui informado de que os meus direitos haviam sido interrompidos porque havia buscado socorro em uma concessionária da rede.
Informaram ainda que o serviço só é devido em caso de emergência.
Inconformado, solicitei um táxi e voltei para Belo Horizonte. Lamentavelmente não posso deixar de qualificar como péssimo o serviço pós-venda. Jamais comprarei outro carro da marca."
Ângelo Jorge R. Suzano (Belo Horizonte, MG)

Resposta
A Volkswagen esclareceu que os serviços da Volkservice têm o objetivo de auxiliar o usuário, especificamente quando uma pane impede o carro de se locomover.
A montadora explica que os serviços deixam de ser oferecidos caso o veículo tenha ingressado, por seus próprios meios, em uma revenda da rede ou qualquer outro prestador de serviços.

A Folha entrou em contato com o leitor, que se mostrou insatisfeito com a não-prestação dos serviços oferecidos na compra do veículo. O leitor disse que a peça demorou 12 dias para chegar à revenda e não foi oferecido, por parte da montadora, hospedagem ou um carro reserva.

* "Tenho um Uno Mille ELX, ano 96, com 23.000 km rodados. O carro já esteve por duas vezes na concessionária Quorun com problemas de falta de lubrificação do motor.
No dia 20 de junho, contatei a montadora e reclamei dos defeitos apresentados no veículo. Foi agendada outra visita à revenda e constatado que, realmente, o motor emitia ruídos anormais. Estou sem o carro há 34 dias e sem previsão de conserto."
Omar Vitiello (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat informou que o veículo foi reparado pela concessionária Quorun e entregue ao cliente no dia 1º de agosto.

* A Folha contatou o cliente que confirmou a informação da montadora.
O leitor disse ainda que trocaram 24 itens de seu carro para que os problemas fossem descobertos. Vitiello afirmou ainda que está insatisfeito com o atendimento recebido pela montadora e que entrou com um processo na Justiça para ser indenizado contra perdas e danos e lucros cessantes.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

Texto Anterior: Ferrari apresenta esportivo do século 21
Próximo Texto: Conjunto mecânico é a virtude do Mondeo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.