São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluno revela falhas da 5ª série

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A 5ª série do 1º grau apresenta alguns dos piores indicadores do ensino brasileiro. Chega a 50% a proporção de alunos matriculados que ou repetem ou desistem.
É um momento complicado por diversos motivos. O principal é que da 1ª à 4ª série os alunos só têm um professor para todas as aulas. De repente, passam a ter um professor para cada disciplina. Em boa parte do país, também é o momento em que se muda de escola.
Distorção
O problema é de tal monta que praticamente todos os programas recentes de reforma do ensino público dedicam especial atenção a esta série. Por exemplo, a introdução de ciclos, em que não há retenção, sempre incluem a 5ª série.
A dissertação "Ensino Fundamental - 5ª Série - Amargo Encanto" (leia Sumário) revela como essa distorção é vivida pelos alunos.
A autora, Lenita Maria Costa de Almeida, coletou depoimentos de alunos de 4ª e 5ª série para mapear expectativas e experiências em relação a este momento crítico.
Além desse levantamento, Lenita utilizou na pesquisa um trabalho semelhante que fez com 800 alunos em 1984.
"O que essa comparação mostra é que há muita equivalência e similaridade nesses depoimentos", diz.
Exemplo: "Quando eu era do primário, pensava que ser ginásio fosse aquela beleza, mas não é" (1984). "Quando eu estava na 4ª série eu pensava que (a 5ª série) ia ser mais fácil, mais (sic) está sendo um pouco ruim" (1995).
Outro: "Na 5ª série eu acho que vai ser muito rápido e até uma trapalhação (sic), porque é uma trocação de professor a toda hora" (1984). "Vim da 4ª série e a única coisa que mudou foi que entra e sai professor" (1995).
Para Lenita, "o pior é que a criança introjeta como culpa sua o fracasso".
(FR)

Texto Anterior: Corporativismo x parceria
Próximo Texto: Óculos escuros exigem cuidados extras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.