São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito de SP vive "volta às aulas" hoje

Lentidão pode piorar até 37%

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Prepare sua paciência: depois de um mês de rodízio, quando deixaram as ruas perto de 600 mil automóveis por dia, o trânsito da Grande São Paulo volta ao "normal".
Só hoje os motoristas devem sentir o impacto da volta às aulas depois das férias de julho, que havia sido camuflado pela coincidência com o início da operação antipoluição, no dia 5 de agosto.
Se voltarem ao patamar de junho, mês anterior às férias, os congestionamentos de setembro podem ser até 37% maiores que os de agosto, considerada a média de picos diários de lentidão. Na comparação com junho, a média dos picos de agosto foi 27% menor.
O mês do rodízio teve trânsito até melhor que o de julho, quando não havia aulas. Junho teve média de picos de 135,2 km de congestionamentos; julho atingiu 129,4 km; e agosto teve 98,6 km.
"Não há dúvida que os congestionamentos serão bem piores", prevê o engenheiro Celso Buendia, coordenador do Centro de Apoio ao Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
"A aprovação ao rodízio deve até crescer quando as pessoas se derem conta da piora do trânsito", avalia o secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, responsável pela operação.
Piora à tarde
Os números da CET indicam tendência de piora mais sensível no trânsito desta semana à tarde. Na última semana do rodízio, a extensão dos congestionamentos da manhã esteve mais próxima do padrão de junho que a da tarde, que teve queda maior.
À tarde, a última semana da operação teve 94 km de lentidão em média, contra 135,2 km no mês anterior às férias.
Novo comportamento
Nas primeiras semanas da operação havia sido diferente, com a manhã registrando melhora mais acentuada. "O fato de a manhã já ter usualmente menos lentidão deve ter potencializado o efeito benéfico da retirada de carros", acredita o engenheiro da CET.
A reversão dessa tendência no final da operação pode significar que parte das viagens da tarde migrou para a manhã para aproveitar a melhora do trânsito.
Por enquanto, essas são apenas hipóteses com que trabalham os técnicos da empresa, que está concluindo estudo sobre o período.

Texto Anterior: Acidente de trânsito mata dois na zona norte de SP
Próximo Texto: LIVROS JURÍDICOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.