São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andretti sai vencedor em Vancouver

Título será definido no último

GP

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Título será definido no último

GP Andretti sai vencedor em Vancouver
O norte-americano Michael Andretti (Newman/Haas) venceu ontem o GP de Vancouver, assumiu a vice-liderança e postergou a decisão da Indy-96 para a última etapa.
Foi o segundo triunfo consecutivo do piloto (venceu em Elkhart Lake no dia 18 de agosto), quinto nesta temporada e 35º na carreira dele na categoria.
Jimmy Vasser (EUA/Ganassi) manteve a liderança da competição ao chegar na sétima colocação. Mas a vitória de Andretti e a quinta colocação de Al Unser Jr. (EUA/Penske) lhe impediram a conquista antecipada do título.
Só os três norte-americanos estão na luta pelo campeonato. O italiano Alessandro Zanardi (Ganassi) saiu da disputa ao abandonar a prova, após ser atingido pelo retardatário P.J. Jones (EUA/AAR) quando liderava.
"Acho que nunca fiquei tão contrariado na minha vida", afirmou o piloto, pole-position da prova.
Destaques
Dois brasileiros se destacaram na 15ª etapa deste ano: Christian Fittipaldi (Newman/Haas), o terceiro, e Gil de Ferran (Hall), o quarto.
Christian se recuperou após largar em 14º. "Foi um dia difícil. Largar tão atrás nesta pista é muito ruim", contou ele, considerando a dificuldade em realizar ultrapassagens no circuito de rua canadense.
"Perdi um pouco de tempo no início da prova e, no final, os pneus já estavam ruins. Um pódio nessas condições não é mau", acrescentou ele.
Ferran, por seu lado, foi vítima dos próprios erros e dos de sua equipe. Largou em décimo, mas em 15 voltas já disputava a sétima colocação com Paul Tracy.
Na tomada de uma curva fechada, porém, passou reto, perdendo sete posições.
Para complicar, no primeiro pit-stop, a Hall trabalhou lentamente e o devolveu à corrida na 20ª colocação. A partir daí, o brasileiro fez uma corrida exemplar, com belas ultrapassagens.
Os demais pilotos nacionais não concluíram a prova.
Mauricio Gugelmin (Pacwest) abandonou com problemas de motor. Roberto Moreno (payton/Coyne) saiu com falhas no sistema de refrigeração.
Raul Boesel (Green) foi tocado por Gil de Ferran e teve o carro danificado. E André Ribeiro (Tasman), errou a tomada do "hairpin", tocou o muro e abandonou com avarias na suspensão.
Indy Lights
Pelo menos na Indy Lights, categoria de acesso à Indy, já há um campeão. Mesmo chegando em quinto lugar na preliminar do GP de Vancouver, o canadense David Empringham levou a taça.
Ele abriu vantagem de 31 pontos sobre o brasileiro Guálter Salles, que abandonou a corrida devido a problemas elétricos, e não poderá ser alcançado na última etapa.
Na prova de ontem, o vencedor foi Claude Bourbonnais, do Canadá. O brasileiro Tony Kanaan terminou em segundo.
(MT)

Texto Anterior: Nova filosofia
Próximo Texto: Decisão vira luta doméstica no último GP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.