São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
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Microcomputador ajuda na limpeza

HEINAR MARACY
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pois o computador já está se tornando uma ferramenta tão importante para empresas prestadoras de serviços de limpeza e conservação quanto a vassoura e o esfregão.
Por meio de programas específicos, essas empresas vêm conseguindo racionalizar sua mão-de-obra, gerando melhoria de desempenho e economia de custos.
Análise do serviço
A Sermo, empresa prestadora de serviços de limpeza, tem entre seus clientes a fábrica de calçados Penalty, a Nestlé e o Bradesco.
Ela desenvolveu um sistema próprio para analisar o local onde será executado o serviço de limpeza e definir quais tarefas e equipamentos serão necessários.
"O programa analisa a área a ser limpa, de acordo com cada ambiente, com definições sobre o tipo de piso, o mobiliário, número de tapetes, cortinas e outros itens", diz Hélio Fernandes dos Santos, gerente-geral da Sermo.
Simulações
Com base nesses dados, o sistema da Sermo define quais as tarefas necessárias para manter o local limpo.
O programa dá também uma estimativa da quantidade de mão-de-obra para executar essas tarefas.
"A grande vantagem do programa é a possibilidade de executar simulações rápidas com vários tipos de equipamentos e tarefas e escolher aquela que apresenta a melhor relação custo/benefício", diz.
É possível, por exemplo, avaliar se é mais eficiente limpar o local com vassoura e rodo ou utilizando uma enceradeira industrial.
Segundo Santos, o uso do programa permite uma redução de custos de cerca de 20% com a racionalização da mão-de-obra.
"Na fábrica da Cambuci-Penalty, por exemplo, conseguimos melhorar o desempenho: passamos a limpar uma área maior, ao mesmo tempo em que reduzimos o número de funcionários de 30 para 23."
Plano de limpeza
Existe também um software comercial específico para auxiliar no planejamento de limpeza e conservação de empresas.
O "PCP Cleaning", desenvolvido pela Plataforma, possui um banco de dados dividido por segmentos como shoppings, hospitais, supermercados e hotéis, entre outros.
Segundo Jorge Guerra, diretor da Plataforma, o "PCP Cleaning" é indicado tanto para empresas que prestam serviços de limpeza como para empresas que contratam esses serviços.
"Com ele, uma empresa pode idealizar um plano de limpeza e manter uma homogeneidade de propostas na hora de terceirizar seu serviço", diz ele.
O "PCP Cleaning" foi lançado há um ano e custa R$ 1.500. A versão atual funciona em DOS.
Ainda este ano o "PCP Cleaning" deve ganhar uma versão para "Windows".

Onde saber mais - Sermo, tel. (011) 885-1811; Plataforma, tel. (011) 857-0633

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